Operações contra aglomerações são esperadas em Itapira (Paulo Bellini/Itapira News)

O primeiro fim de semana do chamado ‘lockdown noturno’ em Itapira promete ter operações conjuntas de fiscalização contra desrespeitos às novas regras impostas via decreto municipal.

O trabalho coordenado envolve equipes da GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar) e fiscais dos setores de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária.

As fiscalizações serão intensificadas já na noite desta sexta-feira (18) para averiguação de diversos locais que vem gerando situações de aglomerações, como praças e outros pontos públicos, além de eventuais denúncias.

Quanto aos comércios, o funcionamento para atendimento presencial ainda é permitido até 21h00, mas também haverá fiscalização com relação ao limite de capacidade dos estabelecimentos.

Já a partir deste sábado (19), as equipes levarão em conta as regras que impedem o funcionamento presencial dos comércios entre 19h00 e 5h00. A força-tarefa foi discutida em reunião nesta sexta-feira.

“Vamos atuar em conjunto com a Polícia Militar e com as equipes de fiscais”, confirmou o comandante da GCM, Mirovaldo Faravello, em entrevista ao Itapira News. De acordo com ele, as operações não têm foco específico, como chácaras ou comércios, e sim voltado às situações de desrespeitos das regras sanitárias para controle da pandemia.

Mesmo assim, o comandante ressaltou que as praças e outros locais públicos da cidade que costumam registrar aglomerações estão entre os ‘alvos’ do trabalho. A proibição ao consumo de bebidas alcóolicas nas vias públicas durante o período mais restritivo também será rigorosamente observada, ainda segundo Farabello.

Publicidade - Anuncie aqui