Publicidade - Anuncie aqui também!
Tratar as dores, principalmente as persistentes, de maneira mais ampla para obter melhores resultados e aumentar a qualidade de vida dos pacientes é o pilar da fisioterapia biopsicossocial.
Em Itapira o conceito vem sendo adotado com sucesso no Studio Antônio Mattos, de responsabilidade do fisioterapeuta Dr. Antonio Carlos de Mattos Junior (Crefito3/261805-F). O espaço localizado à Rua Padre Ferraz, 659, tem obtido êxito com o método diferenciado que inclui também sessões de Pilates para pacientes de todas as faixas etárias.
Conforme frisou Mattos Junior, o tratamento no modelo biopsicossocial oferece uma visão mais ampla nos casos de dores crônicas e dá ao paciente uma percepção integral das razões do problema.
“É uma verdadeira quebra de paradigma em relação aos conceitos tradicionais da fisioterapia, onde acreditávamos que a dor se limitava no que podíamos ver em exames de imagem. O tratamento biopsicossocial oferece a pessoa uma compreensão da raiz do problema e a faz entender o motivo dela estar sentindo aquilo. Neste sentido, o paciente consegue alcançar resultados melhores no tratamento exatamente pelo fato de passar a entender a relação da dor com seu estilo atual de vida, comportamentos, pensamentos e falsas crenças sobre seu caso”, explicou o fisioterapeuta.
Este novo conceito não exclui o método tradicional da fisioterapia (biomédico), mas tem alia ao conhecimento acumulado há séculos, uma forma mais atual de tratamento e que dá ao paciente a oportunidade de ter uma vida com menos limitações. “Toda conduta realizada no Studio respeita a prática baseada em evidências, onde cada caso é estudado individualmente e o profissional segue as pesquisas mais atuais, respeitando as preferências do paciente”, comentou o profissional que é formado pela Universidade Anhanguera e detém pós-graduação em Traumato Ortopedia com ênfase em Terapia Manual e Postural, com experiência internacional na prática de Pilates.
Dr. Antônio Carlos detalha método que tem obtido ótimos resultados (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Embora recente, o modelo biopsicossocial já tem colecionado resultados bastante positivos no mundo todo, em pacientes com histórico de dores persistentes que até então vinham obtendo pouco ou nenhum sucesso no tratamento convencional, baseado somente nos famosos “choquinhos”. Mattos Junior destacou que quase a totalidade dos pacientes submetidos a esta nova metodologia de tratamento se surpreende com seus resultados num intervalo muito inferior de sessões em relação ao conceito antigo.
“Temos visto no dia a dia que algumas pessoas chegam um pouco desconfiadas e que em pouco tempo conseguem notar a melhora das dores e conseguem retomar uma rotina de atividades que vinham sendo limitadas. Não há um número mágico de sessões, mas, tendo a aceitação do paciente, os resultados não demoram a aparecer”, salientou. Ele destaca que o ponto de partida é uma consulta de avaliação que leva em consideração aspectos físicos, biológicos, psicológicos e sociais que estabelecerão a sequência do trabalho.
  • PILATES
Tido como ferramenta da fisioterapia, as sessões de Pilates oferecidas pelo Dr. Antonio Mattos oferecem a capacidade de fazer com o paciente readquira a confiança de se movimentar sem o temor de lesões. As sessões perduram em média 45 minutos e podem ser realizadas de maneira individual ou em pequenos grupos de duas ou três pessoas, conforme cada caso.
“Muitas pessoas adquirem o que chamamos de cinesiofobia. Por exemplo, se alguém sofre uma lesão após se agachar, muitas vezes ela adquire um medo e dor ao repetir este movimento. Nas sessões de Pilates que oferecemos trabalhamos para que ela readquira a confiança e a capacidade de realizar este movimento sem riscos ou medo. É um complemento ao trabalho desenvolvido na fisioterapia”, detalhou.
Quem quiser saber mais sobre os conceitos a forma de tratamento do Studio Antonio Mattos, pode acompanhar as redes sociais da clínica no Facebook e no Instagram. Mais detalhes também pelo telefone/WhatsApp (19) 99856-7632.