A Campanha da Fraternidade 2023 foi lançada na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília (DF).
Pela terceira vez a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) aborda a fome como ponto central da reflexão durante a Quaresma.
Com o tema ‘Fraternidade e Fome’ e o lema bíblico ‘Dai-lhe vós mesmos de comer!’, extraído de Mateus 14,16, a CNBB pretende fomentar ações para minimizar os impactos da fome da vida dos brasileiros.
Em Itapira, o 1º Encontro de Formação sobre a campanha está marcado para dia 1º de março (quarta-feira), às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro dos Prados. O evento envolverá fiéis das sete paróquias do município que compõem a Forania Nossa Senhora da Penha.
‘Um dos objetivos é propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano, conforme pede o Papa Francisco’, reforça comunicado da CNBB, sobre a importância da Campanha da Fraternidade deste ano.
Pela terceira vez a fome é a abordagem central da iniciativa. Segundo a confederação nacional, a emergência sobre o assunto fez com que o tema fosse escolhido. A cerimônia de lançamento na quarta-feira teve missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.
Na sequência da programação foi apresentada uma mensagem do Papa Francisco. Comunicado da entidade cita que mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O dado é de junho de 2022.
Além disso, depois de uma década o país voltou ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas). A Coleta Nacional da Solidariedade vai acontecer em todo Brasil no Domingo de Ramos, dia 2 de abril.
Do total de doações, 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade, que é responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. Os outros 60% ficam nas dioceses para atender projetos locais.
- HISTÓRIA
A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, como proposta da CNBB à Igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico. Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi ‘Igreja em Renovação’.