Foto da ACEI aparece em posts com aparentes golpes no Facebook (Reprodução)
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

Uma foto da Campanha de Arrecadação de Brinquedos divulgada pela ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) em 2015 para apresentar o resultado da ação social está sendo utilizada indevidamente em páginas no Facebook.

A imagem foi vinculada a uma suposta campanha de doação de brinquedos que pede para que as pessoas interessadas em receber as doações comentem na postagem. Depois disso, segundo apurado pela reportagem, as pessoas começam a receber mensagens solicitando que seja realizado um cadastro. Nos comentários, centenas de internautas afirmam que o conteúdo não passa de “golpe” e “fake news”.

São ao menos duas páginas utilizando ilegalmente a foto da ACEI. Uma delas se apresenta como ‘Cleidy Barreto Doações’ e outra como ‘Cleidy Barreto Nutricionista. Em cada uma delas, aparecem fotos diferentes da suposta profissional. Outras imagens, também aparentemente sem qualquer relação original com o conteúdo, também foram publicadas. As fotos das supostas nutricionistas também são exibidas pelo Google em outros conteúdos distintos.

Nas postagens com aparência típica de ‘caça-cliques’ – para convencer as pessoas a enviarem mensagens e se cadastrar – o texto é diz que há nove mil caixas de brinquedos para doação e que serão três caixas por criança. O alerta do uso indevido da imagem da ACEI foi feito ao Itapira News por uma leitora.

A reportagem, por sua vez, alertou a diretoria da ACEI sobre o caso. O advogado Gabriel Correa, responsável pelo Departamento Jurídico da entidade de classe, informou que as medidas legais junto ao Facebook já estão sendo tomadas para remoção da imagem utilizada indevidamente, bem como medidas jurídicas cabíveis.

A ACEI não possui qualquer relação com as páginas citadas. A página oficial da entidade de classe pode ser acessada aqui. A instituição também realiza campanha de arrecadação de brinquedos – saiba mais aqui.