A convenção partidária da frente popular de oposição, formada por PT, Psol, PCdoB e PV, homologou as candidaturas à prefeita de Sônia Recchia, 64, e a vice de Augusto Eriberto, 53, respectivamente.
A reunião do grupo político aconteceu no início da noite de terça-feira (30), no escritório da advogada e ex-vereadora.
Inicialmente a dobradinha à Prefeitura teria a petista como cabeça de chapa e Eric Apolinário (Psol) como vice. Porém, o historiador desistiu da disputa majoritária e foi substituído pelo motorista Augusto Eriberto, que também pertence às fileiras do Psol.
Sônia havia manifestado intenção de concorrer à prefeita em março, ocasião em que anunciou a pré-candidatura.
O ato político-partidário realizado terça-feira é reconhecido pela Justiça Eleitoral e permite que a partir de agora, ambos sejam classificados de fato como postulantes ao comando administrativo da Prefeitura de Itapira.
Dirigentes dos partidos que formam a frente popular e pré-candidatos a vereador marcaram presença no encontro, que definiu ainda os números com os quais os candidatos ao Legislativo concorrerão.
Na reunião, Sônia fez o convite para o lançamento oficial da candidatura no dia 9 de agosto, sexta-feira, a partir das 19h30, no comitê que ficará instalado à Rua Alfredo Pujol, 335, na área central da cidade.
“Será a nossa casa nesse período eleitoral”, disse. “Estão todos convidados a conhecer nosso projeto e a festejar essa união tão importante”, pontuou.
Sônia Recchia já cumpriu três mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Itapira: 2001/2004 (13ª legislatura), 2005/2008 (14ª legislatura) e 2009/2012 (15ª legislatura). Depois de alguns anos afastada de uma participação mais aprofundada em questões relacionadas à política local, ela retornou para inclusive ajudar na reestruturação da executiva municipal do partido.
Já Augusto Eriberto, agora, é filiado ao Psol, mas em 2020 concorreu a vereador pelo PSDB, quando obteve 266 votos, não sendo eleito ao Legislativo itapirense.
- CORRIDA ELEITORAL
A corrida eleitoral em Itapira terá quatro candidatos ao Executivo este ano. O prefeito Toninho Bellini (PSD) e o vice Mário da Fonseca (MDB) já anunciaram oficialmente que concorrem à reeleição. A convenção foi realizada em 20 de julho.
Também em convenção, dia 21 de julho, o grupo liderado pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) apresentou os nomes do empresário Djalma de Oliveira (PL) e do médico ortopedista Rafael Lopes (Republicanos) a prefeito e vice, respectivamente.
O administrador de empresas e ex-vice-prefeito, Firmino Sanches Filho (Mobiliza), e o empresário Luiz Roberto Trevelin Pereira (PSB) terão as candidaturas a prefeito e vice, respectivamente, homologadas neste sábado (3), às 9h00, na convenção que envolve os partidos Mobiliza e PSB.