Frio chegou com tudo em Itapira (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Frio chegou com tudo em Itapira (Arquivo)
Frio chegou com tudo em Itapira (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui

A temperatura mínima de 9,1°C registrada às 6h00 deste sábado (27) quebrou o recorde de frio no município neste ano. Antes disso, a manhã mais gelada tinha sido registrada em maio, quando os termômetros apontaram para 10,4°C.

O novo recorde acontece menos de uma semana após o início do inverno, que entrou em vigor às 13h28 do domingo (21). A baixa temperatura tem predominado sempre aos finais de tarde e durante a madrugada.

No primeiro dia do inverno, às 8h00 – antes mesmo do início oficial da estação – a mínima já chegou a 11,1°C. O clima mais ameno também tem predominado ao longo dos dias.  Os dados são da estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em operação na região da Usina Nossa Senhora Aparecida.

Durante a última semana, as temperaturas máximas não passaram da casa dos 27°C, nem mesmo nos períodos vespertinos, quando o sol costuma ficar mais forte. A manhã de sexta-feira, mais precisamente às 7h00, atingiu a temperatura mais baixa da semana antes do novo recorde, com 10,7°C.

As temperaturas ao longo da primeira semana de inverno no município ficaram dentro da média esperada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), de 17,8°C, com mínimas de 11°C e máximas de 24°C.

Além das baixas temperaturas, o inverno também é marcado pela falta de chuvas, período conhecido como estiagem. A estação segue até 20 de setembro, dando lugar à primavera, a estação das flores.

Para os próximos dias, o quadro geral deve seguir inalterado, com mínimas entre 11°C e máximas de 26°C, ainda segundo o Inmet. Não há previsão de chuvas, mas a umidade relativa do ar gira entre 35°C e 78°C.