Número de veículos mais que dobrou na cidade em 15 anos (Arquivo/Itapira News)
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

A frota de veículos circulando em Itapira cresceu 136% nos últimos 15 anos e chegou a quase 55 mil veículos. Em março de 2003, esse saldo era de pouco mais de 23 mil. Os números são do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Com tantos veículos nas ruas, os motoristas, motociclistas e pedestres sentem o impacto diariamente em qualquer parte da cidade, afinal, as vias locais estão bem mais concorridas que há uma década e meia.

A diferença percentual do total de veículos entre março de 2003 e março de 2018, na prática, representou um acréscimo de 31.700 veículos na cidade. O segmento que aumentou mais foi o de motos, que disparou de 4.600 para mais de 14 mil unidades. Já o volume de carros cresceu de 13.800 para 25.500.

 

O crescimento da frota local acompanha uma tendência verificada também no Estado de São Paulo. Segundo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a frota paulista cresceu 161% nas últimas duas décadas, com o volume de veículos saltando de 11 milhões em 1997 para quase 30 milhões no ano passado.

No fim de 2017, Itapira passou a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa que prevê o repasse de recursos e cessão de apoio técnico para viabilizar melhorias viárias, campanhas e ações de educação para o trânsito. A inclusão da cidade no programa seguiu justamente o critério adotado pelo Governo Estadual que calcula proporção de óbitos causados por acidentes de trânsito em relação ao número de habitantes da cidade.