A fumaça das queimadas que se espalharam pelos quatro cantos do município e também pela região nos últimos dias cobriu o céu de Itapira na tarde de sexta-feira (23).
A densidade foi tão grande que muitas pessoas chegaram a acreditar na possibilidade de chuva, já que o cenário ficou semelhante à formação de nuvens carregadas.
Escondido pela fumaça, o sol tomou uma coloração alaranjada. O meio da tarde itapirense ficou escuro em praticamente todos os bairros a partir das 14h30.
A mudança repentina pode ser explicada pelas queimadas sequenciais que castigam a cidade e região há alguns dias. No início da tarde de sexta, por exemplo, o fogo voltou a consumir a área de uma antiga serraria nas imediações do Parque Santa Bárbara, que na noite anterior teve parte do terreno tomada pelas chamas.
Para amenizar uma semana marcada por altas temperaturas, uma nova frente fria deve mudar o clima na região. Segundo as projeções do Instituto ClimaTempo, o sábado (24) deve amanhecer diferente, com predominância de nuvens e o sol sem muita intensidade.
As temperaturas não devem subir muito, com os termômetros variando entre 15ºC e 29ºC e chances remotas de chuva. Já o domingo (25) pode ser chuvoso, com pancadas a qualquer momento do dia.