Ravetta na avenida em foto registrada nos tempos áureos do carnaval itapirense (Divulgação/Redes Sociais/Conceição Pavezzi)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Com uma história de mais de 20 anos nos tempos áureos do carnaval itapirense, o aposentado João Adilson Ravetta, 76, será homenageado durante as festividades carnavalescas deste ano no município.

Marceneiro por profissão exercida por 30 anos, ele foi fundador, em 1974, da Unidos da Nove de Julho – bloco elevado à categoria de escola de semana já no segundo ano de atividade.

O nome da escola faz referência à praça que leva o mesmo nome, situada na região da Santa Cruz, onde Ravetta vive com a família. Por muitos anos o local foi o ponto de concentração para os ensaios da Unidos de 9 de Julho.

A fundação da escola de samba foi inspirada nos antigos blocos dos anos 50, como o Bloco do Zé Candóia, Top-Top, Bloco dos Bichos e Bloco da Negada. Era o início de uma história de muita alegria e glória que se estenderia até 1993, quando, depois de colecionar muitos títulos, a ‘9 de Julho’ fez seu último desfile oficial, levando à avenida cerca de 1.200 componentes.

Carnavalesco atuou durante cerca de 20 anos frente à Unidos de 9 de Julho (Itapira News)

Ao longo de seus quase 20 anos de atividades, a escola prestou diversas homenagens à cidade e a seus personagens, como Menotti Del Picchia, Caetano Munhoz, Milton Minezzi e também à Rua da Estação, atual Rua José Bonifácio.

Nascido em 29 de julho de 1942, hoje Adilson Ravetta lembra com saudosismo dos anos de ouro da Folia de Momo em Itapira. “Foi uma época de muita alegria, de muita dedicação, entrega e orgulho. Hoje em dia, infelizmente, isso tudo acabou aqui na nossa região”, lamenta.

Na homenagem a convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ele e alguns dos antigos companheiros de escola de samba vão interpretar seus principais sambas-enredos. O ato está agendado para o sábado, dia 2 de março, primeiro dia do Carnaval 2019. A programação completa do evento em Itapira pode ser consultada aqui.