estação meteorológica foi danificada por ladrões no Della Rocha (ItapiraNews)
publicidade

A EAM (Estação Meteorológica Automática) que faz a coleta de dados meteorológicos disponibilizados pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) não escapou da ação de ladroes de cabos e componentes elétricos em Itapira.

O dispositivo instalado na área das torres e antenas de TV, na Rua Jerônimo Tonolli, no Dela Rocha, foi danificado e teve diversas partes furtadas. O acesso ao local está aberto, com portão sem cadeado, e não há qualquer sistema de vigilância.

A suspeita é que o ataque tenha acontecido no final de janeiro, quando o site do Ciiagro parou de atualizar os dados que são disponibilizados para consulta em tempo real.

O furto, inclusive, somente foi descoberto depois que a reportagem do Itapira News comunicou o órgão sobre a indisponibilidade das informações, utilizadas como fonte para matérias jornalísticas a respeito de chuvas, por exemplo.

Depois da comunicação feita pela equipe da redação, técnicos foram enviados nesta quarta-feira (2) ao município e constataram os danos. A estação opera no local desde 2015 e fornece dados meteorológicos precisos sobre a temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar, com atualizações a cada 20 minutos.

De acordo com a equipe técnica, há a possibilidade de que a estação seja transferida para outro local, mas ainda não há previsão de quando os dados voltarão a ser atualizados no portal www.ciiagro.org.br/ema.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui