Cerco aconteceu em acesso à área rural de Barão Ataliba Nogueira (ItapiraNews/Direitos reservados)
publicidade - anuncie aqui

Uma concorrência que envolveu todas as equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira, incluindo o COI (Centro de Operações e Inteligência) da corporação, resultou na apreensão de um veículo carregado com tijolos de maconha.

Segundo informações iniciais, a carga estimada em 150 quilos da erva saiu de Cascavel, no Paraná, tendo como destino o município itapirense. Um homem de 34 anos que dirigia o veículo foi preso durante a ocorrência.

Segundo apurado, o caso começou ainda na manhã desta sexta-feira (19) quando equipes da GCM perceberam a movimentação suspeita de dois veículos circulando no município, sendo um Renault/Kangoo com placas do Paraguai e uma Mitsubishi/Pajero com emplacamento de Anápolis (GO).

Os dados dos veículos foram repassados às demais viaturas e forças de Segurança Pública da cidade, mais tarde, o veículo do Paraguai foi abordado por uma equipe da Polícia Militar. Com os ocupantes nada ilícito foi encontrado, mas o veículo acabou apreendido em razão da documentação irregular.

Porém, as equipes seguiram monitorando as vias públicas para tentar localizar a Pajero. Já por volta das 13h30 um alerta do COI informou às viaturas que o carro estava trafegando pela Rodovia SP-352 (Itapira-Jacutinga).

Guardas novamente atuaram em grande operação contra o tráfico de drogas (ItapiraNews/Direitos reservados)

As equipes então rumaram para o local e, logo em seguida, a viatura da Ronda Ambiental  da GCM obteve êxito em interceptar a Pajero na altura do segundo acesso ao distrito de Barão Ataliba Nogueira.

No carro estava somente o motorista que, ao perceber que seria abordado, abriu a porta e saiu correndo, deixando o motor ligado. Ele escalou um barranco e entrou em um pasto para tentar escapar, mas foi rapidamente detido pelos guardas Martinelli e Depieri, com as demais viaturas já chegando em apoio.

A suspeita é que o homem já havia descarregado parte da carga de entorpecentes em Itapira e que estaria rumando para o Estado de Minas Gerais, bem como que havia um terceiro veículo dando cobertura à ação criminosa.

A quantidade exata de drogas que estava no veículo ainda não foi contabilizada, mas estimativa é de que pelo menos 150 quilos de maconha em tijolos foram apreendidos – o total exato somente será divulgado após o trabalho pericial.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia e o homem foi autuado em flagrante, permanecendo à disposição da Justiça. A comandante da GCM, Patrícia Zacariotto, elogiou a ação que mais uma vez demonstrou a força da integração entre os agentes da corporação.

“Nosso setor de inteligência e todas nossas equipes estão de parabéns. Tivemos toda essa movimentação e conseguimos fazer mais uma grande apreensão de entorpecentes e tirar um criminoso de circulação. O local da abordagem também mostra a importância da nossa cobertura na área rural da cidade”, avaliou.

Atuaram na ocorrência todos os guardas da Equipe E, além das equipes da Ronda Ambiental, do GOC (Grupo de Operações com Cães), do GAM (Grupo de Apoio Motorizado) e também do Cecom (Centro de Comunicação) da Guarda Civil Municipal.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui