Guardas civis itapirenses participaram de oficina na cidade de Serra Negra (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

As guardas civis municipais Silmara, Paula e Berenice, que integram a equipe da Ronda Escolar, participaram da Oficina Sobre Prevenção ao Uso de Substâncias nas Escolas para Policiais.

O foco do treinamento foi a capacitação dos agentes de segurança pública para lidar com esse tipo de ocorrência nos ambientes escolares. O evento aconteceu em Serra Negra (SP), nos dias 28 e 29 de outubro.

A organização coube à entidade eslovena ‘Utrip’ e seguiu padrões estabelecidos pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com uma carga total de 14 horas, a oficina abordou temas como segurança escolar, comunicação eficaz, saúde pública e mobilização comunitária.

Segundo a GCM Paula, o evento apresentou métodos científicos e dados de pesquisas que reforçam a importância de uma abordagem além do ambiente escolar e que alcance outros locais onde crianças e adolescentes possam estar, como praças, parques e grupos de convívio.

“O espaço de proteção vai além da escola e inclui todos os lugares onde crianças e adolescentes podem estar expostos a substâncias lícitas e ilícitas”, explicou. Ela ressaltou ainda que a prevenção envolve uma rede formada por agentes de segurança, saúde, assistência social e educação, voltada à promoção de um trabalho multidisciplinar focado na proteção e qualidade de vida dos jovens.

“Durante o treinamento ficou claro que o foco principal deve ser a criação de vínculos e a presença ativa de cada um desses agentes para inibir o contato com as substâncias”, completou.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui