Espaço foi aberto emergencialmente para receber moradores de rua em noites mais frias (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Ao menos 10 pessoas que vivem em situação de rua em Itapira já buscaram abrigo no Ginásio de Esportes do Centro de Lazer.

O espaço foi aberto como alternativa para permitir a pernoite aos moradores de rua que não aceitam ir ao Abrigo Emergencial mantido pela Secretaria Municipal de Promoção Social.

A medida foi adotada em razão da nova onda de frio. Algumas pessoas, entretanto, ainda preferem passar a noite nas ruas.

Ainda assim, o abrigo permanente também atingiu média de ocupação diária de aproximadamente 30 leitos nos últimos dias.

“Há uma parcela da população em situação de rua que não aceita nossos serviços e prefere permanecer na rua”, comenta José Renato Pereira do Prado, que responde interinamente pela pasta da Promoção Social.

De acordo com ele, a idéia de abrir o ginásio e permitir a pernoite visa justamente oferecer uma opção às pessoas que não aceitam ir para o abrigo.

No local são oferecidos colchões, cobertores e alimentação. A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com a GCM (Guarda Civil Municipal).

“Continuamos com uma equipe de abordagem social atuando no período noturno para localizar e direcionar essas pessoas a um dos dois locais de abrigo”, frisou Prado.

A expectativa é que o ginásio ainda receba os moradores de rua para pernoite pelo menos até o próximo domingo, dia 1° de agosto, mas o período pode ser estendido de acordo com a necessidade.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui