Lipe virou o herói do terceiro título da Copa Itapira do BFC União (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Com apenas 21 anos, o goleiro Lipe se transformou no principal personagem do BFC União na partida que deu ao clube o tricampeonato da 1ª Divisão da Copa Itapira de Futebol Amador.

Além de defesas importantes no tempo normal, no empate de 1 a 1 contra o Valência, nos pênaltis ele defendeu três cobranças seguidas, que valeram ao representante de Barão Ataliba Nogueira a conquista do terceiro troféu de campeão da Primeirona.

Valência e BFC disputaram uma final equilibradíssima na manhã de domingo (26), no Estádio Municipal ‘Cel. Chico Vieira’.

O Morcegão controlou melhor as ações e quase abriu o placar aos 17 minutos, não fosse a intervenção milagrosa de Lipe. Raífe cruzou da direita e Kaíque tentou de peito na pequena área, mas o goleiro salvou à queima-roupa.

Mas quem comemorou primeiro foi o BFC União. Aos 27, Mayke cobrou escanteio, a zaga afastou mal e na sobra a bola ficou com Nê, que chutou no canto: 1 a 0.

Na sequência o Valência teve pelo menos duas reais oportunidades para empatar. A primeira aos 28, quando Lipe travou a conclusão de Kaíque cara a cara. Aos 32, Diogo lançou Pereira nas costas da zaga. Ele driblou o goleiro, mas sem ângulo bateu para fora.

Goleiro de 21 anos brilhou nos pênaltis: três cobranças defendidas (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O ritmo caiu muito na etapa final, mas o Valência foi para o tudo ou nada e chegou à igualdade aos 22. Kaíque arrancou pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Pereira se antecipou aos zagueiros e desviou com um toque sutil: 1 a 1.

O BFC teve ainda três ótimas chances com Dedé. Aos 25 e aos 27, as conclusões dentro da área foram para fora. Já aos 40, ele definiu na pressão e Ruan defendeu.

  • ESTRELA

Com o 1 a 1 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Na primeira rodada de cobranças, Borná fez para o Valência e Nê igualou para o BFC.

Foi quando brilhou a estrela de Lipe, que defendeu três penalidades em sequência, de Pardá, Juliano e Rodrigo. Dedé e Alan não desperdiçaram e decretaram a vitória de 3 a 1, resultado que significou o terceiro título da 1ª Divisão da Copa Itapira ao BFC União – os dois primeiros foram em 2013 e 2016.

“Foi o jogo da minha vida. Nunca imaginei ser campeão da 1ª Divisão pegando três pênaltis”, celebrou um emocionado Lipe, que foi ovacionado pela torcida do Barão que foi ao ‘Chico Vieira’.

Em 2022 o goleiro defendeu o Porto e esteve na decisão da 2ª Divisão contra o Botafogo, em uma partida marcada por confusão generalizada. “No ano passado foi muito triste. Mas este ano o Barão me chamou, me deu a oportunidade e hoje consegui dar a volta por cima”, comemorou.

Pereira, do Valência, terminou com artilheiro do campeonato com oito gols.

O terceiro troféu da Primeirona na história do BFC União (Paulo Bellini/ItapiraNews)
FICHA TÉCNICA
VALÊNCIA           1 (1)
Ruan; Raífe (Pardá), Batata (Lucas), Borná e João Paulo (Juliano); Magno, Lovinho (Rodrigo), Raul e Diogo; Pereira e Kaíque (Richard). Técnico: Alexandre Silvestre.
BFC UNIÃO         1 (3)
Lipe; Tchá, Alan, André e Bruno; Marcondes (Leque), Fred, Edi e Nê; Maike (Erick) e Gabriel Brandão (Dedé). Técnico: Jessé Gregório.
Gols: Nê aos 27 minutos do primeiro tempo e Pereira aos 22 minutos do segundo tempo. Local: Estádio Municipal ‘Cel. Chico Vieira’, domingo cedo. Árbitro: Paulo Ricardo Pereira Fernandes, auxiliado por João Pedro de Morais e Diego Martins. Cartões Amarelos: Raífe, Lovinho, Tchá e Alan. Cartão Vermelho: Misso.
Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui