Produtores de todo o Estado de São Paulo já podem fazer o cadastro de suas propriedades no aplicativo ‘Rotas Rurais’, lançado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento por meio do Instituto de Economia Agrícola, nas plataformas Android e IOS.

O aplicativo vai permitir que o agricultor faça um pré-cadastro de sua propriedade indicando o tamanho do terreno e a localização. O endereço digital será validado, posteriormente, pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que farão o trabalho de campo.

Após baixar o aplicativo e se cadastrar, o usuário será consultado sobre o interesse em ajudar o agronegócio paulista, caso responda sim, poderá participar da atualização da base de dados da Secretaria de Agricultura.

Com esses dados, os técnicos da Pasta poderão desenvolver estudos e ajudar na elaboração de políticas públicas para benefício do produtor. É importante lembrar que as informações são confidenciais e nunca serão usadas para fiscalização do usuário ou das propriedades.

O produtor poderá conferir o termo de confidencialidade quando baixar o aplicativo. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, os aplicativos são mais uma entrega tecnológica dos Institutos de pesquisa ligados à pasta neste ano.

“O Rotas Rurais é fruto de um ano e meio de pesquisas lideradas pelo IEA, da Secretaria de Agricultura. Foram investidos grandes esforços científicos para que o projeto possa oferecer não apenas o endereço digital e roteamento das estradas da área rural, mas a construção de uma plataforma que poderá orientar tanto as pesquisas quanto a elaboração de políticas públicas para o agro paulista. A ideia é que o projeto traga uma série de ferramentas que juntas ofereçam mais cidadania no campo”, afirma.

O objetivo do Rotas Rurais é criar endereços digitais para aproximadamente 350 mil propriedades agrícolas, facilitando o acesso a essas localidades e proporcionando segurança para os moradores.

O mapeamento de zonas rurais viabiliza a melhoria do transporte na região, facilitando o acesso a serviços públicos básicos, como de saúde e segurança. O Rotas Rurais também terá um papel fundamental na atuação de empresas privadas na zona rural, facilitando a logística e distribuição de produtos do agronegócio local.

A meta é que 62 municípios sejam mapeados até o final de julho deste ano, com 10 mil km mapeados. A implantação total está prevista para dezembro de 2022. Após esse período, os dados desses lugares estarão disponíveis em aplicativos, como o próprio Google Maps, Waze e outros. Atualmente, mais de dois milhões de pessoas no Estado de São Paulo não possuem endereço.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui