A Defesa Civil do Estado de São Paulo segue mobilizada para atender os municípios impactados pelas fortes chuvas que atingiram diferentes regiões nos últimos dias.
Entre os dias 23 e 29 de dezembro de 2024, foram realizadas entregas de ajuda humanitária para minimizar os danos às famílias afetadas.
No total, 1.389 itens foram distribuídos para sete municípios, entre alimentos, materiais de limpeza, kits de higiene, kits dormitório e lonas.
Já o Fundo Social de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (30) uma nova operação de ajuda humanitária para dar suporte aos municípios no acolhimento dos moradores de cidades afetadas por alagamentos, inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas que atingem o estado.
Caminhões carregados com 650 caixas de cestas básicas, 130 kits de higiene e limpeza, 65 caixas de roupas para adultos e crianças, além de calçados, 26 caixas de itens de cama, mesa e banho, 1.300 cobertores e 26 paletes de água potável começaram a ser enviados para 15 municípios impactados pelos temporais.
A Defesa Civil reafirma o compromisso de apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo suporte emergencial e condições mínimas de dignidade para enfrentar este momento difícil. As operações de entrega seguem de forma coordenada, em parceria com os municípios, priorizando as áreas mais afetadas”, fiz nota do governo paulista.
- Municípios monitorados
Na Operação Chuvas, 30 municípios foram monitorados e integram a lista para receber apoio de órgãos estaduais. Entre eles estão: Andradina, Araçoiaba da Serra, Avaré, Botucatu, Cajamar, Campinas, Campos do Jordão, Capivai, Dracena, Guapiara, Guaratinguetá, Guarulhos, Ibitinga, Itapetininga, Marília, Martinópolis, Mongaguá, Monte Mor, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Redenção da Serra, Ribeira, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Paulo, Sorocaba, Taubaté, Tupã, Vinhedo e Votorantim.