UBSs do município atendem para vacinação de crianças contra a paralisia infantil (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite foi prorrogada pelo Governo do Estado de São aulo até o final de junho nos 645 municípios paulistas. A imunização atende crianças de 1 a 4 anos.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) paulistas estão abertas desde 27 de maio para a aplicação da dose. No caso de crianças menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus e pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode evoluir a óbito.

Até 12 de junho foram aplicadas 185.247 doses, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é que a cobertura vacinal seja ampliada.

“A prorrogação é de extrema importância para incentivar que mais pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. Reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal, evitamos a reintrodução de doenças erradicadas no país, como a poliomielite”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da pasta estadual, Tatiana Lang.

A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, graças às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos, similares a outras doenças virais, como febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos), constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui