Ação social visa valorização da vida em Itapira
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A prevenção ao suicídio abordada de uma forma bastante carinhosa, criativa e repleta de empatia. Assim pode ser resumida a ação desencadeada pelo Movimento Desperta em Itapira em pleno Setembro Amarelo – mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Cartazes contendo mensagens de valorização da vida foram fixados nas grades do Viaduto Tiradentes, local na região central da cidade que infelizmente já ficou conhecido em Itapira por diversos casos de suicídios e tentativas.

As mensagens falam sobre amor, carinho, afeto, empatia, compaixão e solidariedade e têm por objetivo lembrar as pessoas que estejam passando por dificuldades e alimentando pensamentos suicidas de quanto ela são importantes e podem buscar ajuda para superar os problemas e aflições pessoais e existenciais.

“O objetivo é que, de alguma forma, as pessoas possam voltar a acreditar em si e nos outros e ver que alguém se importa com elas, queríamos também que as pessoas pudessem através dessas mensagens criar coragem para compartilhar sua dor e saberem que não estão sozinhas”, comenta Guilherme Silva, idealizador e líder do Movimento Desperta.

De acordo com ele, como já era esperado, algumas pessoas até levam as mensagens embora. “Às vezes para elas mesmas, ou pra alguém de quem se lembram naquele momento, e então nós passamos lá diariamente e fazemos a reposição”, diz.

De fato, como constatado pela reportagem do Itapira News, a ação vem chamando a atenção de todos que passam pelo local. São muitos transeuntes que param para ler as mensagens, com grande aprovação da campanha. As mensagens foram escritas por integrantes do grupo e até mesmo por pessoas que já passaram por momentos difíceis e relacionados ao tema abordado.

 

Cartazes chamam atenção da população no ‘pontilhão’ em Itapira

 

O Movimento Desperta reúne membros de igrejas em ações sociais e de conscientização, sempre focados nos ensinamentos do Evangelho. Já foram diversas campanhas desencadeadas, com as mais diversas temáticas e com o objetivo de despertar e reforçar os conceitos de humanidade, unidade e justiça.

Esta campanha do Setembro Amarelo, contudo, tem resultado em grande repercussão. “Essa, realmente, superou nossas expectativas. Pensamos em algo simples, mas nunca imaginei uma repercussão tão grande e tão positiva de pessoas dizendo que vale sim a pena acreditar nas pessoas e que em meio a tanta dor existe pessoas agindo com humanidade”, destaca Guilherme.

Ele também aproveitou para agradecer ao prefeito José Natalino Paganini e ao vereador Tiago Fontolan que apoiaram a ação. “Pedimos autorização para fixarmos as mensagens no viaduto e eles rapidamente cuidaram de tudo, o que nos ajudou bastante” finaliza.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com a Sociedade Brasileira de Psiquiatria. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é totalmente gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar o site www.cvv.org.br para chat, Skype e e-mail.