Grupo da Unicamp se apresenta em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Grupo da Unicamp se apresenta em Itapira (Divulgação)
Grupo da Unicamp se apresenta em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

A edição deste domingo (20) do Projeto Coreto apresenta o espetáculo ‘Violoncelos sem Fronteiras’, a cargo da orquestra Unicamp Cello Ensemble. O evento começa às 10h00 no coreto do Parque Juca Mulato, na região central de Itapira. O concerto é gratuito e aberto ao público, com classificação etária livre.

O repertório apresenta três grandes obras para conjunto de violoncelos que nunca foram gravadas e que unem a música erudita a influências do Jazz e aos elementos da música popular da América Latina. ‘Divertimento Pour Ensemble de Violoncelles’, do compositor Lalo Schifrin e que sintetiza a música clássica, Jazz e música de cinema; ‘Bach a La Baiao’, de David Ashbridge e que combina elementos de Bach com ritmos brasileiros; e ‘Maracaibo’, de Eugene Friesen, peça inspirada no Jazz e nos ritmos da Venezuela.

Participam da orquestra 12 alunos de violoncelo do curso de graduação em música do IA (Instituto de Artes) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).  A Unicamp Cello Ensemble é uma orquestra de violoncelos formada em 2013 pelo professor Lars Hoefs e seus alunos do curso de música do IA. O repertório executado pelo grupo privilegia compositores latino-americanos, com especial ênfase à música de Villa-Lobos. Desde sua criação, o conjunto já se apresentou em diversas instituições e festivais, como o ‘Rio International Cello Encounter’ e o ‘Festival Inverno de Campos do Jordão’. O projeto é patrocinado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). O Projeto Coreto é promovido pela Casa das Artes de Itapira. As apresentações acontecem sempre aos domingos, com o objetivo de resgatar a frequência familiar em apresentações musicais de qualidade no espaço que é considerado o principal cartão postal da cidade. A agenda do projeto segue no dia 27 com o Coral Madrigal Voxxes. Seria a última apresentação da temporada, mas nova data foi confirmada nesta semana: dia 4, com a cantora Flávia DeSena, com repertório voltado à MPB (Música Popular Brasileira) e Samba.

CONCERTO DE PIANO

Nesta sexta-feira (18), o auditório da Casa das Artes recebe o Concerto de Piano com Fúlvio Ferrari e Marcos Nascimento. O evento começa às 20h00 e também é gratuito, mas os ingressos são limitados a 70 lugares. A apresentação integra a temporada de concertos gratuitos da Casa das Artes.  Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na secretaria da associação cultural, que fica na Rua Campos Salles, 4, no Centro. A apresentação acontece no mesmo endereço. Na próxima sexta-feira (25), o auditório recebe Duo Violino & Piano, com Henrique Lupinacci e Luís Giovelli, encerrando a temporada.  Toda a programação da associação cultural sem fins lucrativos pode ser consultada no site www.casadasartes.art.br. Outras informações também pelo telefone 3813-3901.