Projeto foi apresentado na última quarta-feira em Itapira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira apresentou um projeto de prevenção à criminalidade violenta no município.

A proposta foi detalhada recentemente por representantes da corporação ao vice-prefeito Mário da Fonseca (União) e à secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil Marella.

O projeto foi idealizado pelas guardas Silmara, Paula e Berenice junto da comandante interina Patrícia Zacariotto e propõe políticas públicas para grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

“O projeto conta com inovações tecnológicas e preventivas, visando a necessidade do combate à criminalidade em apoio às polícia  Civil e Militar, pensando também no futuro, pois o cidadão merece se sentir seguro na nossa cidade”, comenta Patrícia.

Na prática, o projeto abrange políticas preventivas e ostensivas que visam reduzir a criminalidade violenta. Entre as práticas preventivas estão palestras e ações educativas nas escolas municipais, além de entidades que envolvam de alguma forma os quatro eixos de grupos vulneráveis.

“É um programa que envolve diversas secretarias da cidade, por exemplo, quando formos fazer as palestras para crianças e adolescentes nas escolas teremos o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e da Secretaria Municipal de Educação”, explica Paula.

Já na parte ostensiva, a grande novidade ficará por conta da Ronda Guardiã, que assim como a Ronda Escolar será responsável pela vigilância e identificação de violência em comunidades específicas.

“A Ronda Guardiã deverá chegar em Itapira até abril, então será feito todo um trabalho e treinamento com os guardas que serão responsáveis pelo acompanhamento de mulheres em vulnerabilidade, principalmente as que estão com medidas protetivas”, completa Paula.

Além disso, outra novidade implantada pelo programa será na esfera dos idosos da cidade. “É uma novidade, mas percebemos que, infelizmente, cada vez mais tem aumentado a violência contra idosos, então reforçaremos tanto as medidas preventivas quanto ostensivas”, acrescenta a guarda.

Paula também reforça que até mesmo medidas que conscientizem sobre prevenções de acidentes de trânsito serão englobadas pelo programa. “Afinal é um tipo de criminalidade violenta, uma das que mais atinge nossa cidade atualmente”.

Na visão da secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella, o projeto será de extrema importância para a cidade e irá envolver diversos profissionais e beneficiar vários grupos e comunidades.

“É o tipo de projeto que nos enche de orgulho e alegria de pode fazer parte. Quando for colocado em prática, com certeza será um grande ganho para a cidade”, disse. Ainda não há data definida para início do projeto, visto que os estudos ainda estão sendo elaborados e depois o texto seguirá para votação na Câmara Municipal.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui