Gervazoni, Jéssica e Ferreira: estágio prático na GCM de Itapira (Paulo Bellini/Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

Cinco guardas civis municipais de Jacutinga (MG) cumprem em Itapira a etapa prática do curso de formação iniciado na cidade vizinha.

Desde 1º de julho eles estão inseridos na rotina de serviços da corporação itapirense por meio de um acordo de cooperação.

Os guardas Luís Adriano, Ribeiro, Ferreira, Jéssica e Gervazoni prosseguem com a fase de estágio no município até a última semana de agosto. Inicialmente eram seis componentes, mas um solicitou baixa de saúde.

“Este acordo é cumprido dentro dos parâmetros da lei, tudo judicialmente legalizado”, adiantou a comandante da GCM de Itapira, Patrícia Zacariotto.

Ela lembrou que a parceria com Jacutinga vem de anos, inclusive com a Polícia Militar mineira. “Toda vez que precisam eles nos acionam e sempre estamos trabalhando em conjunto. Com a Guarda de Jacutinga não é diferente”, disse.

A cooperação mútua entre as guarnições envolve ainda municípios da região, principalmente os limítrofes que compõem a Baixa Mogiana e o Circuito das Águas.

A comandante Patrícia ao lado de três guardas de Jacutinga: termo de cooperação (Paulo Bellini/Itapira News)

Considerada uma das mais bem estruturadas e atuantes do interior do Estado de São Paulo, a GCM de Itapira é referencial e neste caso serviu de estímulo aos guardas da vizinha Jacutinga, que optaram por seguir com a formação na cidade.

“Vale lembrar que na última escola de formação que tivemos recepcionamos um guarda de Lindoia. Ele fez a academia de formação com a gente, junto com a última turma”, contou Patrícia.

Os GCMs de Jacutinga cumprem o chamado estágio de rua, ao lado das guarnições da corporação local. No caso específico de Jéssica, ela também está envolvida com o dia a dia de trabalho do Canil. “Estão criando o Canil em Jacutinga”, comunicou Patrícia.

  • ATUANTES

Os guardas em formação já tiveram a oportunidade de participar de várias ocorrências em Itapira, entre elas a apreensão de um veículo carregado com 150 quilos de maconha, no dia 19.

A cooperação entre as cidades é analisada de forma muito positiva por Patrícia. “Além de enaltecer a nossa guarda, estamos servindo como referência aqui na região e para o estado de Minas Gerais”, salientou.

Ela chamou a atenção ainda para a importância da parceria estabelecida com as corporações da região, no trabalho conjunto entre as forças de segurança.

“Todos estão sempre de prontidão. Já fizemos várias operações na região com apoio de outros municípios”, recordou. “É uma parceria que está crescendo. A guarda da nossa região está muito fortalecida. Somos um elo de enorme representação aos demais municípios”, completou.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui