As equipes a GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar) já definiram o esquema especial de segurança para o período do carnaval em Itapira. Ambas as corporações terão seus efetivos reforçados, conforme informado pelos comandos.
No município, os festejos carnavalescos serão concentrados principalmente no Parque Juca Mulato, com programação que começa nesta sexta-feira (9) e prossegue até terça-feira (13) e envolve shows diários, matinês e desfiles.
Além da GCM e da PM, a estratégia para garantir mais tranquilidade aos foliões inclui também a contratação de uma equipe de seguranças terceirizados, mais o apoio de setores como a Defesa Civil e Departamento de Trânsito.
“Nós fizemos uma reunião entre os vários setores da Prefeitura e alinhamos as estratégias, e a Polícia Militar também irá nos auxiliar com a permanência da Base Móvel nas imediações da Casa da Cultura”, disse a comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.
“Teremos nosso efetivo dobrado, com equipes extras e também o auxílio dos recrutas que já estão aptos a cuidar da segurança pública na cidade”, completou.
De acordo com ela, o patrulhamento de rotina das viaturas nas demais regiões da cidade também está garantido, bem como nos bairros rurais também durante os eventos que integram a programação da folia,
“Fizemos alterações nos horários das equipes especializadas como o GOC (Grupo de Operações com Cães ) e o GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) para que também façam a cobertura nas proximidades do Parque Juca Mulato, e o patrulhamento volante nas ruas vai ocorrer normalmente”, finalizou.
- POLÍCIA MILITAR
O comandante do 26º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenete-coronel Antonio Roberto Catossi Júnior, também informou que o efetivo da corporação estadual será reforçado durante o carnaval em Itapira e na região.
De acordo com ele, policiais que atuam em setores administrativos serão deslocados para o patrulhamento ostensivo nas ruas e em operações específicas, como blitz e pontos de bloqueio.
“Serão realizadas diversas ações de polícia, principalmente a Operação ‘Direção Segura’, antes, durante e depois dos festejos carnavalescos, de modo a coibir infrações e/ou crimes de trânsito, principalmente ocasionados pelo uso de álcool e drogas ilícitas e evitar danos irreparáveis à integridade física e à vida”, disse.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Governo de São Paulo disse que, em todo o estado, serão mobilizados 15 mil policiais e seis mil viaturas durante a operação especial de carnaval.