A sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) será palco do lançamento de uma cartilha para orientar os pais e responsáveis de pessoas com diagnóstico de autismo sobre os direitos e programas disponíveis para esse público.
O evento acontece na próxima terça-feira (7), às 19h30, na sede da entidade de classe, situada à Rua Franciso de Paula Moreira Barbosa, 400.
Na prática, o ‘Guia Autismo – Conhecer para entender, entender para respeitar!’ explica de maneira simplificada o que é o TEA (Transtorno Espectro Autista) e indica as leis que estabelecem a proteção, direitos e benefícios para a pessoa diagnosticada e sua família, trazendo mais conforto e orientação sobre o tema.
A cartilha nasceu dentro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB itapirense e foi idealizada pela advogada Maria Júlia Massarotii Gonçalves em parceria com Eliana Francisco Razzo Moreno, fundadora do projeto Entrelaços e mãe de uma pessoa portadora de TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A criação também contou com o apoio da advogada Ana Carolina Destefani Guerreiro, também mãe de autista, além de Oscar Ferreira Neto. A equipe ainda teve a participação de profissionais de diversas áreas que ajudaram a elaborar o guia.
“Esse guia tem como objeto orientar os pais e responsáveis sobre os direitos e benefícios conferidos aos autistas e também aos demais deficientes”, explica a advogada Vanessa Luisa Delfino Fuirini Alves Lima, presidente da CDCA da OAB Itapira.
De acordo com ela, após o lançamento o guia será distribuído gratuitamente em formatos impresso e digital, sendo encaminhados também a escolas, entidades, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outros locais que atendam autistas e pessoas com deficiências.
“Esse projeto também vem consolidar e encerrar o ciclo que atuação da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB no triênio 2019/2021, que desenvolveu importantes projetos e campanhas e aproximou a OAB da sociedade”, completa Vanessa.
- LANÇAMENTO
A noite de lançamento contará com apresentação do material aos presentes e debates acerca do tema.
A jornalista, escritora e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, Andrea Werner, também estará presente e fará uma palestra sobre o tema.
O evento é gratuito e aberto a profissionais que trabalham com pessoas com deficiências, escolas, entidades e todos aqueles que, direta ou indiretamente, possuem interesse na causa.
Os interessados em participar devem confirmar a presença antecipadamente através do WhatsApp (19) 9.8234-6904.