Ricardo Araújo promete encantar o público com sua guitarra portuguesa (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A temporada 2024 do Projeto Clássicos em Cena começa neste mês.

A programação gratuita de espetáculos mensais de música clássica e instrumental será aberta no dia 20, quarta-feira, com a participação do músico Ricardo Araújo e os fascinantes acordes da guitarra portuguesa.

Como tradicionalmente ocorre na história do Clássicos em Itapira, o show começa às 19h00, no Anfiteatro do Grupo Penha, que fica à Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.

Outro destaque do projeto é a participação do maestro Parcival Modolo, responsável pelos comentários bem-humorados e descontraídos entre as execuções das obras.

O convidado da estreia é músico profissional e professor. Ricardo Araújo se tornou em 2010 o primeiro brasileiro a brilhar no teatro ‘Os Trabalhadores de Arte’, em Moscou, na Rússia, uma espécie de ícone com mais de 80 anos de existência.

No mesmo ano lançou o CD solo de guitarra portuguesa. Nas temporadas seguintes, as habilidades musicais levaram Araújo a renomados palcos da Ucrânia, nas cidades de Sinferopol e Sevastopol, onde ocorre o famoso Festival Internacional Balalaika.

Com extrema versatilidade, participou da gravação do CD ‘Cancioneiros da Imigração’, lançado em nove países, e estendeu a presença para as telas ao atuar no filme ‘Sons de São Paulo’, da TV Cultura, assim como no especial dedicado a Fernando Pessoa, no mesmo canal.

O trabalho de Ricardo Araújo ganhou ainda maior repercussão ao gravar a trilha sonora da novela ‘Tempo de Amar’, exibida em 2018 pela Rede Globo, na qual atuou em algumas cenas e cativou o público com a guitarra portuguesa.

COMENTÁRIOS

Assim como nos anos anteriores, os concertos em Itapira contarão com os comentários do maestro Parcival Módolo. “Costumo dizer que gosto de fazer pontes, então, o meu papel nas apresentações é ser condutor, fortalecendo essa conexão entre o público e os músicos que estão tocando”, explicou.

Na opinião de Modolo, “você pode simplesmente ouvir uma música, mas é bem diferente ter informações que te ajudem a apreciar melhor a composição. Um detalhe, uma curiosidade, uma história. Procuro sempre deixar o auditório bem à vontade, selecionando fatos que sejam divertidos, interessantes, curiosos. A história da música é muito rica para isso”.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. A iniciativa nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.

Em Itapira, o Clássicos foi retomado em 2022 com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem sido bem recepcionado pelo público em todas as edições. “Em 2023, o Clássicos em Cena tocou os corações da comunidade com belas apresentações de músicas clássicas, proporcionando uma experiência cultural acessível e gratuita. Mal posso esperar para 2024, ansiosa por mais momentos de beleza e conexão que esse projeto incrível continuará a nos proporcionar”, comemora a espectadora assídua dos eventos em Itapira, Grazielly Andrade.

As próximas apresentações estão agendadas para dia 17 de abril, com Trio LIS; 22 de maio, com Ensemble Choro Erudito; e 26 de junho com Cello Ensemble. Todos os eventos são gratuitos, sem necessidade de retirada de ingressos.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui