A caminhada itapirense na 66ª edição dos Jogos Regionais começa nesta quinta-feira (18), com o handebol feminino adulto.
Assim como ocorreu em 2023, a SEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) decidiu encarar a competição que movimenta municípios da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo com uma delegação bem enxuta. São apenas três equipes – handebol masculino e feminino e ginástica artística feminina.
As meninas do Itapira Handebol Clube/SEL enfrentam Amparo nesta quinta, às 17h15, no Ginásio Municipal ‘Rubens Battazza’. O time comandado pelo técnico Fábio Sartori, o Espaguete, aparece no grupo B, composto ainda por Americana. No A ficaram Itatiba, Campinas e Atibaia.
No ano passado o IHC/SEL foi derrotado na briga pelo bronze e terminou em quarto lugar. “Praticamente são as mesmas equipes. Nosso time melhorou muito, se encontrou tanto na defesa quanto no ataque e está com um repertório maior de soluções para os problemas. Pelo que estamos fazendo na Liga de Handebol do Estado de São Paulo, temos chances de brigar com todo mundo”, adiantou o treinador.
Atual tricampeão da competição, o adulto masculino estreia sexta-feira (19), às 9h45, contra Atibaia, também no ‘Rubens Battazza’. O IHC/SEL está no grupo A, que tem também Campinas. No B aparecem Itatiba, Indaiatuba e Santa Bárbara D’Oeste.
A última derrota itapirense nos Regionais foi em 2018. De lá para cá foram três campanhas invictas que valeram o ouro, em 2019, 2022 e 2023 – em 2020 e 2021 a disputa não aconteceu em razão da pandemia da Covid-19.
“Lógico que é uma responsabilidade a mais (defender o título). Estamos bem na Liga, encontrando muitas soluções, mas os Jogos Regionais não permitem erros. São seis times e vamos sim tentar manter o título”, garantiu Espaguete, lembrando que rivais como Itatiba e Indaiatuba se reforçaram muito.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, tanto no masculino quanto no feminino. “Daí na semi haverá o cruzamento olímpico, do primeiro da chave A contra o segundo da B e do segundo da A contra o primeiro da B”, completou Espaguete.
As equipes itapirenses voltam a jogar somente no sábado (20), contra Americana (feminino) e Campinas (masculino). As semifinais ocorrem domingo (21) e a final e disputa do terceiro lugar, na segunda-feira (22).
- GINÁSTICA
A ginástica artística feminina até 14 anos tem nove equipes inscritas. Além de Itapira, também competem Americana, Bom Jesus dos Perdões, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo. A disputa começa dia 23 (terça-feira).
A abertura oficial dos Regionais está marcada para sexta-feira (19).