Mostra abre no dia 24 e janeiro e segue até 30 de abril em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A história da escola estadual ‘Elvira Santos de Oliveira’, uma das mais tradicionais de Itapira, será contada em uma exposição inédita que entra em cartaz no dia 24 de janeiro no Museu Histórico e Pedagógico, no Parque Juca Mulato.

Batizada de ‘Ginásio do Estado – 80 Anos Inspirando Gerações’, a mostra ocorre em celebração ao Jubileu de Carvalho da criação do Ginásio do Estado, atual Escola Estadual ‘Dona Elvira Santos de Oliveira’, popularmente conhecida como ESO.

“Nossa ideia é contar de maneira didática e de total acesso aos visitantes a história da escola, desde sua criação enquanto Ginásio do Estado, no ano de 1939, até sua mudança para o atual prédio. São inúmeras lembranças de alunos, professores e funcionários sobre a escola. Queremos proporcionar ao visitante uma imersão histórica pela trajetória da instituição ao longo de oito décadas. Serão expostos objetos e fotografias inéditas”, adianta Eric Apolinário, responsável pelo Museu Histórico e curador da exposição.

A pesquisa e recolhimento de materiais referentes à história dos 80 anos da criação da instituição, que foi celebrado em novembro do ano passado, foram realizados ao longo dos últimos meses e o processo contou com a colaboração principalmente de ex-alunos que cederam fotografias e objetos para compor a exposição.

De acordo com Apolinário, a ideia é que a exposição seja dinâmica e permita que os visitantes colaborem com depoimentos e lembranças que também poderão vir a compor a mostra. “A cada semana, por exemplo, pode ser que uma nova peça, informação ou fotografia, ingresse na exposição”, explica.

Durante o período da exposição também serão promovidas rodas de conversa de ex-alunos. Os eventos serão gravados e os depoimentos entrarão para o acervo do museu. A visitação gratuita poderá ser feita até o dia 30 de abril.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: Ginásio do Estado – 80 anos inspirando gerações.
DATA: de 24 de janeiro a 30 de abril
LOCAL: Museu Histórico de Itapira. Parque Juca Mulato, S/N, Centro, Itapira-SP.
HORÁRIO: Segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20. Domingos das 9h00 às 12h00.
VISITAS MONITORADAS: Agendamentos pelo telefone (19) 3863-0835