casarão histórico foi reduzido a entulhos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Anunciada inicialmente como uma reforma, as intervenções no casarão histórico que pertenceu às famílias Fiordomo e Carini, na área central de Itapira, resultaram mesmo na demolição total da estrutura.

A alegação é de que o imóvel estava condenado. O imponente casarão ficava na esquina das ruas Padre Ferraz e Francisco de Paula Moreira Barbosa.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Ainda na semana passada restava apenas o primeiro piso da casa de dois andares, com a arquitetura exuberante de Victório Coppos. Nas redes sociais, muitas pessoas lamentam o destino do imóvel.

Em julho passado, o Itapira News já havia noticiado que o início da reforma trazia incertezas ao futuro do imóvel que há anos estava inabitado e foi adquirido por um empresário para abrigar um novo empreendimento comercial.

Em julho, Itapira News antecipou incertezas sobre destino do imóvel (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Na época, à reportagem, o novo proprietário garantiu que a intenção seria preservar as características arquitetônicas do prédio, mas ponderou que não poderia garantir essa possibilidade em razão da deterioração da estrutura.

Após a chegada dos tratores ao longo desta semana, o que restou foi apenas um amontoado de escombros e um terreno que em breve deverá ser ocupado por uma nova edificação.

Vale lembrar que Itapira não possui qualquer dispositivo legal de proteção ao patrimônio histórico e cultural, cabendo, portanto, somente aos proprietários dos imóveis decidir sobre sua preservação.

Publicidade - Anuncie aqui