Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Começa a vigorar neste domingo (15) o Horário Brasileiro de Verão 2017/2018. A medida vale para 10 estados, mais o Distrito Federal, nos quais os moradores deverão adiantar seus relógios em uma hora. O horário de verão segue até o dia 18 de fevereiro do próximo ano. O relógio deve ser ajustado à meia-noite de domingo, quando começa oficialmente o novo horário.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Desta forma, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.

O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Neste ano, o Governo chegou a estudar a possibilidade de extinguir o ajuste especial, mas resolveu manter a vigência do horário de verão.