publicidade - anuncie aqui

O Governo Federal descartou o retorno do horário de verão ainda neste ano, mas o assunto deve seguir em avaliação para uma possível retomada em 2023.

Equipes técnicas e membros da área política têm discutido um possível retorno do horário suspenso desde 2019. A reanálise sobre o tema foi um pedido do Ministério de Minas e Energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A eventual mudança é baseada alterações no perfil de consumo de energia elétrica e na mudança provocada pela crescente participação da geração de energia solar no sistema.

A justificativa para que o retorno não ocorra em 2022 é de que não há tempo hábil para estudar e calcular a economia que a medida poderia gerar. Além disso, bancos, empresas e serviços precisariam de pelo menos dois meses para se preparar.

Desde o ano passado, porém, integrantes dos segmentos de turismo, alimentação e bebidas pedem o retorno do horário de verão.

Ainda que os órgãos técnicos apontem que uma eventual volta do horário de verão seja positiva ao país, a decisão ainda é meramente política, cabendo exclusivamente ao presidente da República.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui