Horário de verão acaba neste domingo. Relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Arquivo/Agência Brasil)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

anuncieanimadoO horário brasileiro de verão começa neste domingo (16). À meia-noite, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Desta vez, o horário diferenciado vai vigorar até 19 de fevereiro.

O objetivo da medida, adotada no Brasil desde 1931, é proporcionar uma economia de energia para o país, com menor consumo no horário de pico (entre as 18h00 e as 21h00), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

No ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.