Aracy Balabanian viveu uma carreira intensa na teledramaturgia brasileira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A atriz Aracy Balabanian morreu aos 83 anos, na manhã desta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.

Ela foi a responsável por interpretar personagens icônicos na televisão brasileira, como Dona Armênia, da novela ‘Rainha da Sucata’, e Cassandra, do humorístico ‘Sai de Baixo’.

Aracy estava internada na Clínica São Vicente, localizada na Zona Sul do Rio, e lutava contra um câncer de pulmão desde o fim do ano passado. Filha de imigrantes armênios, a atriz nasceu em 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Já morando em São Paulo com a família, a menina foi obrigada a driblar o impedimento do pai para seguir a carreira na teledramaturgia. Iniciou no teatro, então com 14 anos, mas fez história principalmente na Rede Globo. Aracy Balabanian deu vida a personagens memoráveis, como Gabriela, do programa infantil ‘Vila Sésamo’, em 1973.

Também trabalhou na TV Manchete por dois anos, entre 1986 e 1988, quando integrou o elenco das novelas ‘Mania de Querer’ e ‘Helena’. Voltou para a Globo em 1989, para interpretar Maria Fromet em ‘Que Rei Sou Eu?’.

Em 1990, incorporou Dona Armênia, de ‘Rainha da Sucata’, mãe controladora de três filhos. O personagem fez tanto sucesso que voltou em ‘Deus nos Acuda’, de 1992.

A atriz interpretou ainda a manipuladora Filomena, em ‘A Próxima Vítima’, de 1995, mas a consagração veio com Cassandra, em ‘Sai de Baixo’, de 1996. O humorístico exibido aos domingos à noite era gravado em um teatro com plateia.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui