Antiga área da Teka agora servirá à centro universitário (Reprodução/Google)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A direção do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) anuncia na tarde desta quinta-feira (27) a criação de um novo e amplo campus universitário, que será abrigado no complexo que até 2012 era ocupado pela empresa Teka – Tecelagem Kuehnrich S/A. De acordo com o diretor do IESI, Willian Zacariotto, o novo campus abrigará a maior parte dos cursos atualmente oferecidos na instituição, passando a concentrar também as atividades de outros três campus distribuídos na cidade.

O campus original, na Avenida Rio Branco, continuará em funcionamento com o curso de Pedagogia e cursos de EaD (Educação a Distância), Pós-Graduação, Semipresencial, Clínica de Saúde, EAJ (Escritório de Assistência Jurídica), auditório para eventos e atendimento ao público. As novidades serão detalhadas em coletiva de imprensa confirmada para as 15h00 na Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, que além do diretor e outros representantes do IESI, deverá reunir também o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e o deputado Barros Munhoz (PSDB).

O novo campus ocupará, inicialmente, o prédio principal do antigo complexo industrial, com área construída superior a cinco mil metros quadrados. O local fica às margens da Rodovia SP-147 (Itapira-Lindóia), região dos Prados. Porém, neste primeiro momento, ao acesso será feito exclusivamente pela Rua Santa Terezinha. O campus reunirá 30 salas de aula, 17 laboratórios, área administrativa, biblioteca, sala de estudos, área de convívio, centro de xerox e estacionamento.

A previsão é que as atividades sejam iniciadas até setembro. Fundado em 2000, durante a última gestão de Barros Munhoz como prefeito de Itapira, o IESI é mantido pelo CESC (Centro de Estudos Superiores de Campinas). Atualmente, a instituição oferece 20 cursos, sendo 14 de Bacharelado, dois de Licenciatura e 4 Tecnológicos, além de Graduação Semipresencial, Pós-Graduações Presenciais e Semipresenciais e EaD, conglomerando mais de 1.500 alunos. O corpo docente e administrativo conta, atualmente, com 87 professores e 45 colaboradores e o atendimento à população é feito por meio da Clínica de Saúde (Fisioterapia) e pelo EAJ (Escritório de Assistência Jurídica), além da Empresa Júnior de Administração e da Biblioteca com mais de 30 mil títulos.

Além disso, ao longo dos últimos anos foram criados núcleos com a finalidade de aproximar alunos, corpo docente e sociedade, como o Núcleo da Revista Institucional, responsável por editar a revista online ‘CONSCIESI’, o Núcleo Afrodescendente, que desenvolve atividades de valorização da cultura negra, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico, que desenvolve trabalhos de apoio aos alunos, o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista, responsável por promover a integração do autista junto ao IESI e o IAP (Instituto de Acompanhamento Profissional do Egresso), que permite a participação de ex- alunos junto às atividades do estabelecimento de ensino.

Os cursos oferecidos atualmente são os de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direto, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Turismo, Pedagogia e Educação Física, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Logística, além de Pós-Graduações em Administração e Negócios (MBA Controladoria em Empresas, MBA Planejamento Contábil e Tributário, MBA Gestão de Recursos Humanos, MBA Gestão Empresarial e MBA Gestão da Qualidade e Produtividade), Ciências da Saúde (Fisioterapia Dermatofuncional e Gestão em Saúde), Ciências Exatas (Engenharia de Segurança do Trabalho), Ciências Jurídicas (Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Processual), Ciências Multiprofissionais (Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes), Educação (Psicopedagogia Institucional e Docência em Ensino Superior), Enfermagem (Enfermagem em UTI), Fisioterapia (Fisioterapia Respiratória) e Tecnologia da Informação (Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações e MBA em Desenvolvimento de Software WEB).