Mostra Tropé será totalmente online neste ano (Luís Galaverna/Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

As inscrições para a quinta edição da Mostra Tropé de Circo, Bonecos e Teatro de Rua foram prorrogadas até o próximo domingo, dia 6 de setembro.

O prazo terminaria no último domingo, 30 de agosto, mas foi estendido em mais uma semana atendendo a vários pedidos.

Esta é a primeira vez que o evento acontecerá de maneira totalmente digital, com transmissões pela internet, em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

As atividades acontecerão entre os dias 15 de outubro e 1º de novembro. “Em razão de toda essa situação de pandemia, alguns grupos e artistas interessados em participar do evento não conseguiram terminar seus planejamentos e pediram essa prorrogação do prazo, que foi atendida”, comenta o ator Danilo Lopes, um dos membros da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, que é responsável pela organização da mostra.

A Mostra Tropé terá também Atividades Formativas (Oficinas e Debates), Intervenções de Videoarte (Dança, Artes visuais, Música, Poesia, Animação e Performance) e Festival de Cenas Curtas.

A organização também reúne a Talagadá Produções Artísticas e o Projeto Garagem e a realização ocorre por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O edital está disponível para consulta aqui, onde também constam os links para as fichas de inscrição de cada modalidade. Ao todo, os prêmios chegam a R$ 2 mil.

A divulgação das apresentações e atividades selecionadas segue agendada para o dia 20 de setembro. O evento tem o objetivo de ocupar locais públicos com a cultura e arte, contribuindo com o acesso da população às produções artísticas, fomentando a formação de público e incentivando o desenvolvimento do senso crítico.

A organização afirma que a realização do evento em formato digital foi a melhor alternativa encontrada diante do cenário de contingenciamento da pandemia. “Diante de algumas referências bem-sucedidas realizadas por outras produtoras e coletivos, resolvemos também adaptar a Mostra Tropé para um formato virtual, exibindo filmagens de espetáculos e videoconferências em atividades formativas”, explica o ator Valner Cintra, outro integrante da Cia Talagadá que também conta com o ator João Bozzi.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones/WhatsApp (19) 9.9253-4881 / 9.8872-4011. As transmissões acontecerão pelo Youtube e o cronograma poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Mostra Tropé no Facebook (www.facebook.com/mostratrope) ou no Instagram (www.instagram.com/mostratrope).