GSM iniciou instalação de equipamento pela Rua 24 de Outubro (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A GSM Sinalização, empresa contratada pelo Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), iniciou a instalação de três lombadas eletrônicas no município na manhã de terça-feira (30).

O primeiro dispositivo começou a ser implantado na altura do numeral 113 da Rua 24 de Outubro, próximo ao cruzamento com a Rua Major David Pereira, na área central da cidade.

Outros dois equipamentos atenderão a Rua Antônio Pugina, na região do entroncamento com as ruas José Maria de Campos e Lorena Mantoan Riberti, no bairro Brás Cavenaghi, e a Avenida Prefeito David Moro Filho, na altura do numeral 623, no bairro Santa Fé.

Nas três vias a velocidade máxima permitida será de 40 quilômetros por hora, com possibilidade de alteração a critério do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social. A fiscalização digital ocorrerá apenas em uma mão de direção – no caso específico da 24 de Outubro, no sentido bairro-centro.

O equipamento possui uma torre com marcador eletrônico que vai operar 24 horas por dia. O dispositivo fotografa o veículo, chapa e a velocidade. Os dados itapirenses serão encaminhados digitalmente à central da Muralha Digital.

As lombadas eletrônicas são instaladas de forma que fiquem totalmente visíveis. A velocidade é monitorada, captada por sensores e automaticamente indicada no visor. Quando o veículo excede o limite é fotografado e a imagem inclusive consta como prova em uma eventual aplicação de multa.

Pereira informou que serão 30 dias de testes (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“São três estágios de operação das torres. Se o veículo estiver dentro do limite de velocidade, vai mostrar uma luz verde. Se estiver próximo do limite, acenderá uma luz amarela e se estiver na velocidade máxima da via ou acima, dará uma luz vermelha e também exibirá uma mensagem de alerta”, explica o engenheiro e supervisor de obras da GSM, Orival Eredia Júnior.

  • TESTES

O diretor do Departamento de Trânsito de Itapira, Luís Gustavo Pereira, informou que inicialmente a ação será totalmente educativa, com 30 dias de testes para que os motoristas de familiarizem com as novidades recém-aplicadas.

“Depois podemos fazer a troca do chip e a subsequente homologação das lombadas, com a possibilidade de autuação dos infratores”, detalha, reforçando que a tecnologia oferecida permite a identificação completa do veículo.

Velocidade máxima permitida será de 40 km/h (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Os planos da GSM são concluir ainda nesta terça-feira a instalação das três lombadas eletrônicas, que são alimentadas por meio de placas solares e possuem moderna comunicação via satélite.

Os equipamentos fazem parte do convênio com o Programa Respeito à Vida, firmado pela Prefeitura junto ao Detran.SP. O termo de convênio data de julho de 2022, mas entraves burocráticos atrasaram a transferência de recursos materiais avaliados em R$ 1,2 milhão.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui