O Instituto Butantan remeteu ao SCZ (Serviço de Controle de Zoonoses) de Itapira um ofício no qual atesta o recebimento de uma nova remessa de escorpiões, agradecendo e reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do serviço no município.
O mais recente envio ao órgão paulista totalizou 1.207 exemplares de escorpiões da espécie Tityus serrulatus que foram incorporados ao Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan.
“Agradecemos a contribuição voluntária para a manutenção do plantel de artrópodes peçonhentos desta instituição, destinados à obtenção do veneno necessário para a produção dos soros antiescorpiônico e antiracnídico”, destacou o documento.
A remessa foi enviada após a primeira etapa deste ano da captura de escorpições no Cemitério Municipal da Saudade, noticiada pelo Itapira News na semana passada.
“Ressaltamos a relevância dos trabalhos realizados no controle da população destes animais, sobretudo no ambiente urbano, que muito certamente têm papel crucial para reduzir o impacto dos acidentes causados pelos escorpiões para a saúde da população”, finaliza o ofício assinado pelo coordenador de produção do Biotério de Artrópodes, Thiago Chiarello; e pela diretora técnica de produção do Centro Bioindustrial, Fan Hui Hen.
“Essa parceria com o Instituto Butantan é muito válida, pois ao mesmo tempo que reduzimos a população de escorpiões amarelos do cemitério, também fornecemos os animais para que seja realiza a extração do veneno visando a produção do soro antiescorpiônico e do soro antiaracnídico”, comenta o médico veterinário responsável pelo SCZ, Rodrigo Bertini.
“Sempre que precisamos de orientações técnicas sobre o assunto, podemos contar com a bióloga do Biotério de Artrópodes do Butantan, Denise Maria Cândido, uma das referências sobre escorpiões em nosso país. Parcerias são sempre constituídas em auxílio mútuo”, finalizou.