Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Todo mundo pode tocar um instrumento musical, e ter uma jornada única dentro da música. É nessa afirmação que o Instituto de Música Rodrigo Souza acredita.

Esse objetivo de universalizar o conhecimento musical tem pautado o trabalho da recém-inaugurada escola em Itapira.

O Instituto está localizado na Avenida Rio Branco, 46, e atende alunos de instrumentos como violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, viola, e voz. O projeto tem foco nas aulas individuais.

“Nessa fase inicial estamos dando ênfase nesse tipo de projeto. Cada pessoa tem um objetivo com a música. Alguns querem aprender para tocar em casa, outros na igreja, outros para serem melhor músico em sua banda, etc”, diz o proprietário do Instituto, o músico Rodrigo Oliveira Pires de Souza.

“Acontece que cada pessoa é um universo, tem suas facilidades e dificuldades, e, principalmente, sua rotina. Nossas aulas se adequam à realidade da pessoa, à sua disponibilidade de tempo. E dessa maneira conseguimos inserir a pessoa no universo da música de uma forma natural para ela mesma”, complementa.

Ele frisa que todos os alunos aprendem as matérias fundamentais da música como estudo de harmonia, conhecimento de tempo e ritmo, leitura musical, conhecimento do instrumento musical, etc. “Cada pessoa aprende em uma velocidade diferente. Aqui as aulas são 100% práticas, mas não deixamos a teoria de lado, até porque uma coisa anda junto com a outra. Com essa metodologia conseguimos oferecer resultado a alunos iniciantes em pouco tempo, desde que ele mantenha uma rotina de estudo séria e responsável”, comenta.

Escola oferece aulas em diversos instrumentos (Divulgação)
  • EQUIPE

Os professores que atuam no instituto possuem vasto conhecimento prático e acadêmico. As aulas de vocal ficam a cargo da cantora Elaine Cristina dos Santos Silva. Ela é formada em música pela Universidade Metodista de Piracicaba, possui cursos de Técnica Vocal na Escola CLAC (Centro Livre de Arte e Cultura), Canto Erudito no Conservatório de Tatuí, Pós-graduação em Música em Movimento pela Ufscar (Universidade de São Carlos).

As aulas de bateria e teclado são ministradas pelo músico profissional Wagner Aparecido Ferreira de Mello Júnior, graduado em Música pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep e Pós-graduando em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Tem vasta experiência em educação musical, pois esteve a frente do projeto Viva a Música mantido pela centenária Banda Sinfônica Lira Itapirense.

O professor de baixo é Wagner Mello, autodidata que possui conhecimento prático, e que já tocou com grandes nomes da música brasileira, sendo sideman de músicos com Chico Amado e Xodó, Edson e Hudson, Roberta Miranda, Léo Canhoto e Robertinho, Alan e Aladin, Jaíne, além de gravação Ronny e Rangel, e Joel e Geovan.

As aulas de violão popular e clássico, e viola caipira, fica a cargo do professor e músico Rodrigo Batista. Ele possui experiência, tanto na prática quanto na área de educação musical, atendendo de crianças a adultos. Atualmente frequenta a Pós Graduação ‘Performance do Violão Erudito e popular’ Ministrado pela Alpha Cursos em Tatuí-SP.

Rodrigo Souza é o fundador do Instituto de Música (Divulgação)
  • UNIVERSO MUSICAL

O instituto de Música Rodrigo Souza é muito mais que uma escola de música. O local trabalha com produção musical, e é também um estúdio de gravação. “Itapira tem muitos talentos. Eu fico impressionado com as pessoas que entram aqui e cantam, tocam, criam, compõem. Eu me sinto com uma missão de ajudar essas pessoas. Temos que mostrar esse talento que existe em nossa cidade”, comenta Souza, que é músico profissional, devidamente registrado pela Ordem dos Músicos do Brasil.

Ele atua na área de educação musical há pelo menos 15 anos e tem formação internacional em produção musical, quando estudo na CFNI (Christ for the Nations Institute) em Dallas,Texas, nos Estados Unidos. Possui cursos de Music Business, e produção musical pela Berklee (Courserea). Como músico lançou recentemente um EP autoral ‘Down the River’ que tem recebido críticas positivas sendo listado entre o Top 5 de Blues do palco MP3, maior plataforma de música independente do país.

O QUE ENSINAMOS? – Canto / Guitarra / Bateria / Violão / Viola / Baixo / Teclado

SERVIÇOS: Produção Musical / Gravações / Mixagem e Masterização

COMO FUNCIONA? – Uma hora de aula particular por semana, apenas o professor e aluno com conteúdo focado no objetivo e repertório do estudante.

CRONOGRAMA – Criação de cronograma de estudo de acordo com as necessidades do aluno, de acordo com seus objetivos e tempo disponível.

  • O QUE DIZEM OS ALUNOS?

“Você aprende de verdade e sem enrolação. O instituto tem um método que adéqua ao tempo que você tem pra estudar e cria um cronograma de estudo. O aluno com força de vontade e disciplina tem resultados satisfatórios” – Ricardo Tanaka, aluno de guitarra.

“Iniciei há uns oito meses aulas de violão com o Rodrigo, sem nunca ter tocado se quer uma música ou até mesmo um acorde. Hoje a aula de violão para mim é uma verdadeira terapia, pois já consigo emitir sons que muitas vezes me deixam ainda mais motivadas. São aulas com uma didática simples e muito objetiva, onde o professor tem toda a experiência citando exemplos e utilizando outros instrumentos em aula, facilitando ainda mais o aprendizado” – Irelene, aluna de Violão.

“Quando comecei fazer aula de teclado, não tinha nenhuma noção do instrumento. Achei que seria muito difícil aprender. Hoje vejo que todos são capazes de aprender, principalmente se tiver uma escola adequada, que acompanha de perto o desempenho do aluno. Estou aprendendo cada dia mais” – Simone, aluna de teclado.

Ao iniciar as aulas de violão pude sentir a possibilidade de aprender uma coisa que , para mim, estava muito além das minhas condições. Isto tem a ver com a técnica usada nas aulas. Quando a gente menos espera já está tocando. Estou me realizando” – Lúcia, aluna de violão.

“Ótimo professor, ótima didática! Me ajudou e continua ajudando muito a progredir na guitarra” – Amanda, aluna de guitarra.

Siga a escola no Facebook e no Instagram. Acesse o site oficial. Mais informações também pelo WhatsApp (19) 9.9292-6675.