publicidade - anuncie aqui
O Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor divulgou nesta terça-feira (3) uma pesquisa eleitoral realizada em Itapira e que aponta as intenções de voto da população para o cargo de prefeito.
Segundo o instituto, a coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas feitas com 640 eleitores itapirenses entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. A pesquisa está registrada no no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-01912/2024.
“Tal amostra representativa do município de Itapira atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4,0 pontos percentuais para os resultados gerais”, afirma o Paraná Pesquisas, cuja sede fica em Curitiba (PR).
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o atual prefeito Toninho Bellini (PSD) aparece com 14,7% das intenções de voto, enquanto Djalma Oliveira (PL), tem 7,2%, Firmino Sanches (Mobiliza) tem 2,2% e Sônia Recchia (PT) surge com 2%.
No levantamento estimulado, na qual são apresentados os nomes dos candidatos, Toninho Bellini abre vantagem, chegando a 43,3%. Já Djalma Oliveira vai a 22,7%. Sônia Recchia sobe para 11,9% e Firmino Sanches chega a 6,6%. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda.
RESULTADOS DETALHADOS
A pesquisa utilizou duas metodologias diferentes: espontânea e estimulada. Na primeira, a pergunta foi a seguinte: “se as eleições para prefeito de Itapira fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?”. O resultado foi o seguinte:
Já na pesquisa estimulada, a pergunta foi: “se as eleições para prefeito de Itapira fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”. Neste caso, foram mencionados os nomes de todos os quatro candidatos ao cargo majoritário :Djalma Oliveira (PL), Firmino Sanches (Mobiliza), Sônia Récchia (PT) e Toninho Bellini (PSD). O resultado foi esse:
Segundo o Paraná Pesquisas, o plano amostral foi selecionado em duas etapas. Na primeira foi feito um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas ocorreram pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais.
Na segunda etapa, a seleção dos entrevistados na área abrangida foi por quotas amostrais proporcionais, em função de variáveis como gênero, faixa etária, escolaridade, renda domiciliar mensal e nível econômico.
A pesquisa também abrangeu questionamentos sobre o nível de avaliação dos governos municipal, estadual e federal (ótima, boa, regular, ruim ou péssima).
REJEIÇÃO
O Instituto Paraná Pesquisas também fez um levantamento junto aos 640 eleitores entrevistados para avaliar a rejeição dos candidatos à Prefeitura de Itapira.
A pergunta da pesquisa estimulada foi: “Se as eleições para prefeito de Itapira fossem hoje em qual/quais desses candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?”.
Eis o resultado:
A pesquisa também buscou saber a opinião dos entrevistados sobre o atual governo municipal que tem à frente o candidato à reeleição Toninho Bellini.
Os questionamentos foram o seguintes: “A administração do prefeito Toninho Bellini está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?” e “De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Prefeito Toninho Bellini, até o momento?”. Segue o resultado:
Da mesma maneira, a pesquisa fez questionamentos sobre o grau de satisfação com o governo estadual de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Eis o resultado:
Por fim, o Paraná Pesquisa perguntou aos entrevistados itapirenses qual a avaliação do governo federal, do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). O resultado a seguir:
Publicidade - Anuncie aqui