publicidade

O Instituto de Música Rodrigo Souza lançou na última segunda-feira (20) o projeto ‘Uma Nova Canção’, que reuniu itapirenses compositores e intérpretes para a gravação de 10 músicas inéditas.

As canções podem ser ouvidas neste site. Todos os participantes receberão ainda gratuitamente o fonograma pronto para ser lançado em qualquer plataforma digital para divulgação dos artistas locais.

O trabalho realizado ao longo de 2021 é uma contrapartida do Instituto ao incentivo recebido da lei Aldir Blanc para manutenção de espaço cultural, verba federal canalizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A seleção de canções reúne compositores de diversos estilos musicais com objetivo de incentivar a criação de material originais, e incentivar artistas locais a criarem suas próprias músicas.

“Em Itapira temos muitas pessoas talentosas com uma capacidade incrível de criar e se expressar pela música. Muitas vezes falta o incentivo ou mesmo criar a oportunidade para que essas pessoas apresentem e gravem esse material de forma profissional”, descreveu o músico e produtor executivo do projeto, Rodrigo Oliveira Pires de Souza, 38.

Rodrigo Souza dirige o Instituto de Música e coordenou projeto (Divulgação)

“O projeto foi a realização de um sonho. Não há como explicar a sensação de ver minha música tomando forma, ganhando vida. O resultado final ficou do jeitinho que sempre imaginei, isso mostra a dedicação que todos tiveram para manter a essência da música. Não vejo a hora de que todos possam ouvir”, contou Helen Muniz, uma das selecionadas.

A escolha de material ficou a cargo do instituto que também realizou todas as sessões de gravação desde o primeiro semestre. As músicas foram produzidas por Souza e também pelo produtor musical Vitor Oliveira, 25, que também é músico itapirense. Em todo o processo foi respeitado as ideias dos compositores e intérpretes, para que as canções agradassem os criadores das obras.

  • As músicas são as seguintes:
‘Carta ao Leitor’, de autoria e interpretação de Helen Muniz
‘No Escuro’, de autoria de Vitor de Oliveira e cantada por Bruno Guto
‘Florastral’, faixa instrumental de Rodrigo Batista
Valsa da Zélia, de autoria de Antônio Lazzarini, músico já falecido, compositor da música interpretada pelo seu neto José Armando Mantuan e orquestrada por Kleber Silvestre
‘Sua Noiva Canta Para Ti’ de Celi Breda
‘Natural’, de Clara, que compôs e cantou sua música
‘O Que Ela Tem’, de Doni; ‘Novas Escolhas’ cuja letra foi escrita por Rodrigo Tomaz e interpretada e arranjada por Rodrigo Souza
‘Coração Insano’ de Caio Oliveira
‘Recomeço’ da banda de rock Threetone
  • OS PRODUTORES

Rodrigo Souza também realizou um workshop sobre produção e composição musical como forma de contrapartida. Realizado no auditório do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) em setembro o evento gratuito reuniu 20 pessoas.

Souza é músico profissional, produtor musical e compositor. Gerenciou todo o projeto, desde a seleção dos artistas até o processo final das canções. Passando pelas gravações, mixagem e masterização dos arquivos de áudio.

Rodrigo Souza e Vitor Oliveira Cunha durante uma das sessões de gravação (Divulgação)

Vitor Oliveira Cunha de 25 anos de idade é natural de Itapira. Músico, compositor e multi-instrumentista, iniciou seus estudos musicais no violão popular aos 15 anos.

Aos 16 anos iniciou seus estudos de violão erudito e popular no conservatório integrado de Amparo-SP onde cursou e concluiu o curso técnico em música entre os anos de 2012 até 2015. Desde 2016 estuda engenharia de áudio.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui