Dois integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira, Santos e Mikael, participaram de um Curso de Operações de Controle de Distúrbios promovido pela GCM de Barbacena (MG).
O GCM Santos desempenhou papel de monitor e instrutor e o GCM Mikael participou como aluno. A capacitação aconteceu entre os dias 27 de maio e 3 de junho e abrangeu uma ampla gama de disciplinas.
Ao todo foram 12 módulos que incluíram desde a compreensão das origens das tropas de choque no Brasil até as técnicas mais avançadas de controle de multidões.
Durante os sete dias, os participantes foram levados ao limite físico e psicológico, enfrentando desafios como o frio, a fadiga, a privação de sono e uma dieta limitada e regulamentada.
Com o objetivo de capacitar os operadores de segurança para lidar com crises que envolvam tumultos, multidões e aglomerações potencialmente perigosas, o curso enfatizou a importância da atuação segura e legalmente embasada.
Produtos e tecnologias não letais também foram abordados, refletindo uma abordagem moderna e responsável para lidar com situações de conflito.
O curso atraiu 84 inscrições de 19 cidades diferentes e seis estados e dentre os participantes havia alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar e da Polícia Penal de vários estados brasileiros.
O rigor do treinamento se refletiu nos números finais. Dos 68 inscritos que compareceram no primeiro dia, apenas 28 alunos concluíram o curso.
“Esse curso realmente é muito rígido e difícil. Parabenizo aos nossos dois guardas pela conclusão. Agora, ambos podem replicar os conhecimentos e aprendizados com toda a corporação”, disse avaliou a comandante da GCM, Patrícia Zacariotto.