Belo exemplar da espécie chama a atenção na Avenida Brasil
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Eles estão por toda parte, colorindo a paisagem, destacando-se por suas cores vibrantes e chamando a atenção de quem passa. Os Ipês Amarelos se espalham por todas as regiões da cidade, fazendo bem aos olhos de quem não consegue se manter indiferente à beleza das floradas típicas desta época do ano e que embelezam tanto a área urbana quanto a zona rural.

Assim como em outras cidades, Itapira também é presenteada com belos exemplares da árvore que pode chegar a 30 metros de altura e que é considerada símbolo do Brasil por força de lei federal. A floração começa sempre no fim de agosto, em época geralmente de estiagem, e dura, em média, 15 dias. A espécie floresce no inverno e é influenciada pela intensidade da estação. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo.

Na área urbana do município, alguns dos mais belos exemplares estão em bairros como Prados – mais precisamente ao longo da Avenida Brasil, nas proximidades da antiga Cerâmica Riboldi e na altura da Vila Dr. José Secchi – e também na Vila Boa Esperança. Mas, é possível avistá-los em muitas outras partes da cidade – inclusive na área central.

Em alguns locais, a variação do ipê-rosa também já dá as caras. A espécie é a próxima florada depois do ipê-amarelo, que por sua vez acontece na sequência da florada do ipê-roxo. Depois do ipê-rosa, o ipê-branco fecha o ciclo de floradas da exuberante espécie. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.

Confira algumas imagens de ipês-amarelos em Itapira:

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”6″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”700″ gallery_height=”450″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”1″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”Mostrar em miniaturas” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]