Publicidade - Anuncie aqui também!
Calendário do IPVA 2015 (clique para ampliar)
Calendário do IPVA 2015 (clique para ampliar)
Publicidade - Anuncie aqui

Na próxima sexta-feira (9) vence o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 para os veículos com final de placa 1.

Para os proprietários que preferirem parcelar o tributo em três vezes, o prazo final para o pagamento da primeira parcela também é no mesmo dia. O calendário continua na segunda-feira (12), com veículos de placa final 2 e assim sucessivamente até o dia 22, para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana (veja a tabela).

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

Aviso de vencimento

O aviso de vencimento é um simples lembrete, não é boleto nem guia de recolhimento. Mesmo que o proprietário ainda não tenha recebido o aviso de 2015, o imposto deverá ser recolhido observadas as datas de vencimento, de acordo com o dígito final da placa do veiculo.