Vacinação segue avançando em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Vacinômetro, Itapira atingiu a marca de 73,1% da população com esquema vacinal completo.

Os cálculos são feitos com base no índice populacional atual estimado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A informação consta no boletim da Prefeitura com números referentes à campanha de vacinação na cidade. O percentual vinha sendo usado como meta no país desde o início da vacinação.

Estudos sugeriam que, quando 70% da população adquirisse a imunização, o vírus não conseguiria mais se replicar com tanta frequência – situação conhecida como ‘imunidade de rebanho’.

“Podemos respirar mais aliviados, mas ainda precisamos manter os cuidados básicos como uso de máscara, lavar as mãos e distanciamento social”, explicou o médico Marcelo Cesto, coordenador do Comitê Covid-19 em Itapira.

Segundo ele, as vacinas não impedem que as pessoas contraiam o vírus, mas podem evitar complicações mais graves da doença. “Há cerca de um mês o cenário está mais tranquilo em Itapira, as vacinas conseguiram diminuir muito os casos de óbitos e internações na cidade”, ressaltou.

O percentual representa a aplicação em 54.989 pessoas residentes na cidade, sendo que 53.149 receberam a primeira e a segunda dose, enquanto que a dose única foi aplicada em 1.840 pessoas, já a terceira dose foi aplicada em 5.427 pessoas.

Ao todo, 61.355 pessoas foram vacinadas com pelo menos a primeira dose na cidade, o que representa 84,0% da população. Até o momento, o município recebeu 125.596 doses de vacinas contra o coronavírus.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui