publicidade - anuncie aqui

Itapira novamente se destacou como referência em gestão ambiental ao conquistar posição de destaque no recém-publicado Relatório Anual do Índice de Gestão dos Resíduos (IGR) de 2024, ano-base 2023.

Implantado desde 2008, o IGR tem como objetivo avaliar a eficácia da gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas, identificando pontos fortes e áreas de melhoria, além de subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o aprimoramento da gestão ambiental.

De acordo com informações fornecidas pela plataforma do Governo do Estado de São Paulo, Itapira obteve uma pontuação de 8,7966 pontos, classificando-se como uma gestão altamente eficiente.

“Essa conquista posiciona o município na 26ª posição em todo o estado e em 1° lugar entre os 43 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu (CBH-MOGI)”, destaca o biólogo e diretor da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli.

A gestora ambiental Camila Bonelli de Milano, que trabalhou ao lado de Martelli no levantamento das informações, afirma que as ações implementadas pela Prefeitura foram determinantes para esse resultado expressivo.

“A eficiência na gestão de resíduos sólidos não apenas reflete um compromisso com o meio ambiente, mas também promove a saúde pública e o bem-estar da comunidade”, diz. O prefeito Toninho Bellini (PSD) agradeceu e parabenizou os envolvidos no resultado.

“Parabenizamos a toda a equipe da Prefeitura envolvida na gestão de resíduos sólidos pelo excelente resultado nesse relatório e também à Ascorsi (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) pelo trabalho realizado no município com os materiais passíveis de reciclagem. Esse excelente desempenho destaca o nosso compromisso contínuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, finalizou.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui