Vacinação completou primeira fase em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Itapira chegou nesta quinta-feira (12) a um importante marco na imunização contra a Covid-19: o fim da primeira fase da campanha com a vacinação de todos os adultos com mais de 18 anos.

À frente do calendário do Estado de São Paulo e de muitas cidades da região, a cidade vacinou até às 18h00 horas 56.224 pessoas de 18 anos completos ou mais com a 1ª dose e Dose Única, representando o percentual de 74,73% da população geral vacinada.

Além disso, 20.514 pessoas já tomaram a 2ª dose e estão com o ciclo completo de imunização. Os dados são do site Vacina Já.

“É realmente um marco para se comemorar. Sabemos que a vacina é hoje nossa única ferramenta para vencer essa pandemia e desde que os grupos avançaram pudemos perceber uma queda nos números de casos e especialmente casos graves que levam à internação e às vezes, infelizmente, ao óbito”, disse o prefeito Toninho Bellini (PSD).

“Quero agradecer imensamente nossa equipe de vacinação da Secretaria de Saúde que estão trabalhando incansáveis desde fevereiro para imunizar nossa população”, completou.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde Vladen Vieira, um dos fatores mais importantes para avanço da vacinação no município foi a organização da equipe de vacinadores sob coordenação da Vigilância Epidemiológica.

Secretário Vladen Vieira elogiou equipe de vacinação (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“É uma equipe única, vacinamos em um local só e muito bem planejado e isso que nos dá condições de estar nessa posição. Se estivéssemos vacinando aleatoriamente e não um dia por idade e também descentralizado em vários locais, estaríamos como alguns municípios que hoje não têm vacinas suficientes para 2ª dose e para avançar para novos grupos. O planejamento da equipe foi essencial”, enalteceu.

Itapira recebeu os primeiros lotes de vacina contra o coronavírus no dia 20 de janeiro. No dia 21 iniciou a vacinação dos profissionais de saúde e no dia 2 de fevereiro a campanha foi estendida para idosos institucionalizados.

A campanha voltada para a população geral iniciou no dia 8 de fevereiro com o grupo de 90 anos ou mais. Pouco mais de seis meses depois, neste dia 12 de agosto foi atendido o último grupo dos adultos: 18 anos.

A responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, disse que o sentimento da equipe é de dever cumprido.

“Essa é a sensação que tivemos hoje. Foi emocionante ver hoje o público de 18 anos se vacinando. Tivemos uma experiência única nessa campanha, algumas mudanças para melhorar o atendimento e o acesso das pessoas, alguns dias mais difíceis. Mas ver as pessoas que estavam ali querendo se vacinar é o que vale a pena”, disse emocionada.

Ela também exaltou o trabalho das equipes do Ginásio e da UBS Vila Ilze pelo trabalho. “A equipe do ginásio está desde o começo e hoje contamos também com o apoio das equipes das Unidades Básicas de Saúde que se revezam no atendimento na UBS Vila Ilze. Agradeço a todos pelo trabalho e empenho durante esses meses”, agradeceu.

Para seguir para as próximas etapas do Plano Estadual de Imunização, que contempla adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérpera e depois de 12 a 17 anos geral, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica aguardam as diretrizes do DRS (Departamento Regional de Saúde) XIV de São João da Boa Vista e a disponibilização das respectivas doses da vacina para anunciar as datas.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui