Itapira conquistou a terceira posição da avaliação de Fluência Leitora de 2023 entre os municípios da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, que além de Itapira reúne cidades como Águas de Lindoia, Amparo, Conchal, Estiva Gerbi, Holambra, Lindoia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Santo Antônio de Posse e Serra Negra.
A Fluência Leitora é uma ferramenta que tem como objetivo aprimorar o ensino, realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
As avaliações, conduzidas entre 20 de junho e 10 de julho para a avaliação diagnóstica, e entre 21 de novembro e 7 de dezembro para a avaliação somativa, contaram com uma média de participação de 93% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, oferecendo dados para uma análise abrangente.
Os resultados, divulgados por Cláudia Fernandes, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, mostram que Itapira alcançou 5,0 pontos na avaliação diagnóstica e 5,7 pontos na avaliação somativa, conquistando a terceira posição entre os 12 municípios da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim.
Conforme divulgado pela Prefeitura de Itapira, um plano de ação, elaborado em colaboração com os professores do 2º ano, foi implementado nas unidades de ensino para estimular ainda mais o desenvolvimento da fluência leitora.