Paganini foi ao evento, acompanhado e Oliviera e Martelli
Publicidade - Anuncie aqui também!
Paganini foi ao evento, acompanhado e Oliviera e Martelli
Paganini foi ao evento, acompanhado e Oliviera e Martelli
Publicidade - Anuncie aqui

O município de Itapira foi contemplado com a certificação do projeto Município VerdeAzul, destacando-se entre os 645 municípios do Estado. A solenidade ocorreu na última terça-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conseguiu chegar à 51º posição no ranking estadual do Estado de São Paulo que fizeram a adesão ao Programa. Com isso, ficou entre os 8% melhores municípios em termos de cuidados ao meio-ambiente.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), José Alair de Oliveira, e o biólogo da Sama, Anderson Martelli.

Participam do Projeto Município VerdeAzul todos os 645 municípios do Estado. O programa teve início a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções entre os municípios e o Estado que propõe 10 Diretivas Ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. Com base nisso, os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

Oliveira, Paganini e Martelli durante evento em São Paulo
Oliveira, Paganini e Martelli durante evento em São Paulo

Itapira aderiu integralmente ao Plano de Ação, habilitando-se para a avaliação no ranking ambiental dos municípios paulistas. As ações foram feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com apoio de toda a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal e de entidades sociais como a Ascorsi, Casa da Criança e Rede Social, entre outras.

Em 2012, 200 dos 645 municípios paulistas conseguiram o Selo Verde. Neste ano, apenas 67 municípios conseguiram atingir esta meta, entre eles Itapira. Em toda a região, o município mais próximo de Itapira que conseguiu atingir esta meta foi Jaguariúna (SP).