Pré Certificação colocou Itapira em posição de destaque no ranking (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Itapira está na 5ª colocação da Pré Certificação do Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O ranking foi divulgado na quinta-feira (11) durante o evento de Qualificação para Certificação do Programa, realizado na cidade de Bauru (SP).

O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e o biólogo Anderson Martelli, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, representaram o município.

O evento também contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, e do Coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo.

Itapira conquistou a nota 88.03 dos 40 pontos necessários para a qualificação nessa fase, ficando atrás somente dos municípios de Botucatu, Lençóis Paulista, São Pedro do Turvo e Salto.

“Esse é o resultado de um trabalho árduo de nossa equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. É um passo importante para a nossa certificação em 2019, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, afirma Paganini.

Conforme comentou Martelli, que é o interlocutor e responsável pelas ações do Programa Município Verde Azul em Itapira, na classificação preliminar divulgada apenas 161 dos 645 municípios do Estado conseguiram se qualificar nessa fase e o 5º lugar de Itapira mostra que o os esforços estão surtindo efeito positivo.

“Essa qualificação é uma análise prévia dos documentos. É uma excelente nota e nos surpreendeu de maneira muito positiva, mas ainda temos muito trabalho nesses próximos meses em busca da certificação”, enfatizou. Foram analisadas 10 Diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Município Sustentável e Conselho de Meio Ambiente.

Martelli e o secretário municipal de Meio Ambiente, José Alair de Oliveira, agradeceram toda a equipe da pasta e da Patrulha Ambiental pelo trabalho desenvolvido e também às demais secretarias do município, SAAE, Comdema, Ascorsi e Defesa Civil de Itapira pela colaboração. “Agradecemos a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram nesta pré certificação”.

O Programa Município VerdeAzul – PMVA publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental. Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.