Todas as praças unidas em uma única grande praça digital. Essa é a grande sacada da edição 2021 do Circuito Sesc de Artes, que, em virtude da pandemia de Covid-19, acontece totalmente on-line em 157 municípios do nosso estado.
Na região de Campinas serão nove as cidades que receberão o projeto, incluindo, ale´m do município campineiro, as cidades de Itapira, Americana, Hortolândia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Serra Negra.
A programação em cada município conta com 19 atividades referentes a artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias. O cronograma completo está disponível no site oficial do evento.
Em sua 12ª edição, o evento tem ainda a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente e acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais visando estimu
De acordo com Cássio Quitério, coordenador do Circuito Sesc de Artes 2021 pelo Sesc Campinas, uma vez que a programação toda acontece de maneira remota, o link realizado com as cidades participantes, ao contrário das outras vezes, não será através da apresentação de artistas em praças dos municípios escolhidos e sim, no diálogo com artistas, produtores e gestores da cultura em cada uma das cidades, para a elaboração e realização das atividades.
“Tanto para as atividades realizadas e transmitidas ao vivo, quanto para aquelas pré-gravadas, buscamos esse diálogo no intuito de provocar um pertencimento ou uma identificação com as redes que já existem e tem um lastro territorial em cada uma das cidades. Assim, fica marcado um motivo pelo qual as pessoas que residem e vivenciam as cidades possam escolher pelas atividades do Circuito Sesc diante da enxurrada de ofertas que a internet e as redes sociais propiciam diariamente”, explica Quitério.
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, por sua vez, comenta que “o Circuito s
Ele afirma ainda que “esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística on-line, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo”.