A Igreja do Salto, um dos destinos turísticos em Itapira (Divulgação)
publicidade

De acordo com listagem divulgada pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Itapira está em 14ª colocação entre os Municípios de Interesse Turístico (MIT) de São Paulo.

A cidade é uma das 140 MITs e possui o título desde 2018. De acordo com a última atualização da lista, Itapira está com 70 pontos, apenas 8,5 pontos abaixo do 1° colocado.

“É um resultado excelente e que mostra o bom trabalho desenvolvido pela nossa Secretaria de Cultura e Turismo, mesmo durante a pandemia. Continuaremos trabalhando para alcançar posições ainda melhores”, afirmou o prefeito Toninho Bellini (PSD).

Ainda seguindo a reclassificação dos municípios, até três Estâncias Turísticas que obtiverem menor pontuação poderão ser reclassificadas a Municípios de Interesse Turístico. Ao mesmo tempo, os três MITs com maior pontuação poderão virar Estâncias Turísticas.

O PL (Projeto de Lei) de autoria do Governador João Doria (PSDB) busca consolidar a legislação referente aos municípios turísticos do Estado e revisar o ranqueamento de classificação entre Estâncias Turísticas e os MITs.

O projeto está em tramitação na Alesp desde o começo de setembro e já recebeu 16 emendas e uma proposta de texto alternativo. Com tramitação em regime de urgência, o texto seguirá para avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e outras comissões temáticas.

O Estado de São Paulo conta com 140 MITs e 70 Estâncias Turísticas que dispõem do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur) e recebem aportes financeiros mediante cumprimento de requisitos como potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação, serviço de informação turística e infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos.

Esses recursos financeiros recebidos podem ser investidos em infraestrutura para o desenvolvimento turístico local. Em Itapira, as verbas referentes a 2018 e 2019 já estão sendo aplicadas na revitalização do Parque Juca Mulato, um dos principais pontos turísticos da cidade que abriga três museus e que é um dos cartões postais de Itapira.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui