Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Com dois casos já confirmados de sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapira aguarda a chegada dos resultados de outros sete exames realizados em pacientes com suspeita de ter contraído também a doença.

Na tarde desta sexta-feira (13), a Divisão de Vigilância Epidemiológica divulgou o primeiro boletim referente às notificações.

A tabela traz os dados dos dois casos já confirmados – de pacientes de 33 e 36 anos residentes na região do bairro dos Prados, além dos outros sete casos suspeitos.

As notificações envolvem um bebê de 10 meses, também dos Prados, além de outros pacientes do mesmo bairro e das regiões do Flávio Zacchi, Jardim Galego, Pé no Chão e Vila Ilze.

NOTIFICADOS DE SARAMPO
LOCAL DE MORADIA

UBS DE REFERENCIA

IDADE RESULTADO DO EXAME
Prados (UBS Prados) 33 anos Positivo
Jardim Paraiso (UBS Prados) 36 anos Positivo
Jardim Lindóia (UBS Prados) 10 meses Aguardando
Jardim Galego (UBS Flavio Zacchi) 24 anos Aguardando
Parque Felicidade (UBS Prados) 25 anos Aguardando
Flavio Zacchi (UBS Flavio Zacchi) 9 meses Aguardando
Jardim Paraiso (UBS Prados) 41 anos Aguardando
Juscelino Kubitschek (UBS Pé no Chão) 01 anos Aguardando
Jardim Yara (UBS Vila Ilze) 01 anos Aguardando

 

  • VACINA

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação de sarampo para bebês com idade entre 6 e 11 meses. A medida começou a valer a partir do dia 22 de agosto. Anteriormente, o Ministério recomendava a vacinação adicional apenas para os bebês que iriam viajar para municípios com casos confirmados da doença.

A nova vacinação está sendo chamada de Dose Zero e não muda a determinação do bebê tomar a primeira dose contra o sarampo com 12 meses e a segunda aos 15 meses.

Todas as pessoas de 1 a 29 anos 11 meses e 29 dias devem ter pelo menos duas doses da vacina. As pessoas com 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose. A população deve procurar as Unidades Básicas portando a Carteira de Vacinação para avaliação e aplicação da vacina se necessário.